Janeiro 2009
Aquaparque lançam álbum de estreia
· POR · 31 Jan 2009 · 20:45 ·
São uma das sensações da música inclassificável nacional (se bem que nós arrisquemos, sem medo do ridículo, pô-los entre a luminosidade do Panda Bear de Person Pitch e o lado bom dos Heróis do Mar). Dizemos isto com base no que vimos ao vivo, mas a partir de 9 de Fevereiro já teremos um disco – o primeiro - para comprovar o talento de escrita de canções dos Aquaparque. Chama-se É Isso Aí (edição Aquaboogie, o novo selo criado pelo grupo, distribuição Flur), tem dez temas e foi produzidido e misturado por Carlos Lopes e masterizado por Rafael Toral.

No MySpace do duo já se ouve duas canções do disco, “Fantasma” e “De dentro de uma baleia”, em que mostram o seu domínio dos loops e dos teclados.

O grupo tem, neste momento, dois concertos agendados: um a abrir para Gavin Russom, dia 12 de Fevereiro, no Museu do Chiado, em Lisboa, e outro no Clinic, de Alcobaça, no dia seguinte.
Lily Allen edita novo disco
· POR · 30 Jan 2009 · 12:12 ·
Lily Allen está finalmente de volta com o seu segundo disco após ter surpreendido muito boa gente com o seu álbum de estreia Alright.Still, que continha entre muitos outros o super single “Smile”, assim como outras canções de bom gosto nada duvidoso. O novo registo tem o genial título de It's not me, it's you, contrariando assim a teoria Seinfeldiana.

Depois de confissões sobre drogas duras e lesbianismo, relações complicadas com o álcool e com a nudez, este seu novo disco volta a retratar temas sempre sensíveis como o racismo, a descriminação, os problemas dos famosos, a dependência das drogas, entre outros.

O primeiro single retirado do disco é “The Fear” um tema que aborda o lado mais obscuro das grandes estrelas e do consumismo. Este single, ocupa já o primeiro lugar de airplay em Inglaterra e sobe rapidamente nas tabelas de vários países europeus.
Feromona anunciam concertos por cá
· POR · 29 Jan 2009 · 15:00 ·
A sobriedade deve ficar à porta dos concertos que os Feromona anunciaram para os próximos tempos em território nacional. Ainda a rodar o surpreendente debute Uma Vida a Direito (disponível para download e à venda nos concertos) e sempre com uma surpresa na manga (seja a projecção de filmes de intriga ou a versão de “Budapeste” dos Mão Morta), os irmãos Armés e Bernardo Barata (criador do método de desintoxicação Amarcord) podem ser escutados e observados em toda a sua glória capilar nas seguinte datas:

Janeiro

31 de Janeiro – Lisboa, Bacalhoeiro (na Rua dos Bacalhoeiros)

Fevereiro

5 de Fevereiro – Porto, local secreto (a banda oferece um docinho e uma bebida incolor a quem descobrir)

6 de Fevereiro – Maia, Tertúlia Castelense

7 de Fevereiro – Braga, Alla Scala (quem estimar os dentes que tem é melhor não falar de arbitragem aqui)

O teledisco de “Psicologia” (excelente aplicação da fórmula “Quiet Loud Quiet”) tem uma recepcionista com potencial FHM e pode ainda ser visto aqui.
O catálogo da Raster-Noton apresenta-se em peso no OFFF Oeiras ’09 em Maio
· POR · 27 Jan 2009 · 14:20 ·
Depois de uma muito bem sucedida primeira edição ocorrida do lado de cá da fronteira ibérica, em Lisboa, o OFFF de 2009, vasta montra de criação pós-digital sedeada em Barcelona, ocorre em Oeiras entre os dias 7 e 9 de Maio próximo. Com o regresso do OFFF, volta a ser possível tomar contacto com a vanguarda em termos de disciplinas ligadas à cultura pós-digital. Entre os designers conferencistas destacam-se, entre outros, Joshua Davis (tipo afável sempre disposto a falar sobre os Melvins) e Kyle Cooper (criador dos posters icónicos do muito pastelão e fraquinho O Estranho Caso de Benjamin Button).

Um dos principais atractivos do OFFF ’09 será certamente o show-case centrado no catálogo do impressionante selo alemão Raster-Noton, que persiste em desbravar terreno no reino da música pós-digital a cada novo disco de visionários com Alva Noto ou Ryoji Ikeda. Até agora, a nobreza Raster-Noton confirmada em Oeiras é a seguinte: Alva Noto, Byetone, Frank Bretschneider, Signal, SND, Kangding Ray, Pixel, COH, Pomassl, Nibo, Senking. Temos fartura de alimento cerebral, portanto. O cartaz encontra-se ainda em aberto e os bilhetes para o evento continuam à venda (com o risco de esgotarem em qualquer altura).
António Pinho Vargas na Baixa da Banheira
· POR · 23 Jan 2009 · 17:08 ·
Pelo palco do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira, vai passar, no dia 31 de Janeiro, pelas 22:00h, aquele que é considerado um dos mais importantes criadores da música portuguesa: António Pinho Vargas. Em 2008, 25 anos depois da edição do seu primeiro álbum de originais, António Pinho Vargas gravou Solo, versões para piano solo dos seus trabalhos de jazz, que irá agora apresentar no Município da Moita.

António Pinho Vargas é uma referência da composição erudita contemporânea nacional e é conhecido do público, principalmente como pianista de jazz, enquanto autor de temas de êxito como "Tom Waits" ou "Dança dos Pássaros". Os bilhetes custam 8 euros e estão disponíveis na bilheteira do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira.
JP Simões apresenta Boato em Beja
· POR · 21 Jan 2009 · 13:06 ·
JP Simões fará a próxima apresentação de Boato, o seu próximo disco com edição agendada para o próximo mês, em Beja no Teatro Pax Julia, em Beja, no próximo dia 4 de Fevereiro ás 22.00. Boato é como se chama o segundo e novo álbum a solo de JP Simões. O primeiro concerto de pré-lançamento aconteceu no passado dia 9, no Musicbox, em Lisboa.

Nesta apresentação do disco gravado ao vivo e que tem uma dúzia de inéditos, assim como canções dos Belle Chase Hotel, do Quinteto Tati e da Ópera do Falhado. JP Simões conta com a colaboração de Sérgio Costa, companheiro de estrada já dos tempos dos Belle Chase Hotel.
Yo La Tengo são extra em antologia de curtas de Jean Painlevé
· POR · 21 Jan 2009 · 10:37 ·
Quem monta uma DVDteca de altíssima qualidade seguindo uma estratégia de investimento seguro, saberá por esta altura que não existe melhor oferta no mundo que a disponibilizada pela venerável Criterion Collection. Muito mais que uma mera colecção de filmes, a Criterion Collection representa excelência e rigor no tratamento e documentação de legados artísticos geralmente acompanhados por todos os extras possíveis. No que respeita à música, o catálogo inclui já a antologia de telediscos dos Beasties Boys, um registo completo do lendário Festival de Monterey e Gimme Shelter, o documentário centrado nos últimos 10 dias da lendária digressão dos Rolling Stones ocorrida em 1969.

Assim sendo, voltam a existir razões excepcionais para louvar a Criterion, quando acaba de ser anunciada a edição da antologia Science is Fiction: 23 Short Filmes By Jean Painlevé, marcada para 21 de Abril, que, além das mencionadas curtas-metrages do pioneiro e multifacetado artista francês, incluirá também The Sounds of Science, a banda-sonora propositadamente composta pelos Yo La Tengo. A edição de 3 discos (acreditem, a Criterion nunca faz a coisa por menos) comportará também uma entrevista com os três fantásticos de Hoboken, autores de tesouros tão intemporais como I Can Hear the Heart Beating As One (não vale copiar, David) ou And Then Nothing Turned Itself Inside Out.
ZDB com fim-de-semana cheio
· POR · 19 Jan 2009 · 19:07 ·
Esta semana, a ZDB Müzique, ilustre casa lisboeta apresenta duas noites de concertos. Sexta, dia 23, haverá festa com a Anonima Nuvolari. Um dia depois, sábado, dia 24, uma noite que se antevê única: em palco, juntos, a convite da ZDB, Lula Pena & Norberto Lobo.

Para a semana, sexta, dia 30, a Galeria Zé dos Bois recebe aquela que é descrita no press release como "uma das mais intensas interpretes mundiais". Carla Bozulich virá acompanhada pela sua nova banda, Evangelista de seu nome. A primeira parte é da responsabilidade de Ches Smith, multifacetado percussionista, colaborador de Marc Ribot, Xiu Xiu, entre muitos outros,
Rodrigo Leão com novo disco e tour
· POR · 16 Jan 2009 · 18:59 ·
Rodrigo Leão tem um novo disco de originais a sair em breve e por isso inicia uma digressão nacional com um novo espectáculo a 26 e 27 de Fevereiro no Auditório de Espinho. Nesta tournée o compositor estreia o reportório que fará par! te do seu novo álbum de originais a ser editado a 02 de Junho. A tour terá três fases: uma primeira fase de 26 de Fevereiro a 4 Abril; uma segunda fase de 21 de Maio a 6 de Junho e, finalmente, a última fase a partir de Outubro até ao final do ano.

As datas confirmadas até agora são as seguintes:

Fevereiro

Dia 26 - Espinho, Auditório de Espinho
Dia 27 - Espinho, Auditório de Espinho
Dia 28 - Arcos de Valdevez, Casa das Artes

Março

Dia 3 - Odemira, Cine-Teatro Camacho Costa
Dia 4 - Évora, Teatro Garcia de Resende
Dia 5 -Viseu, Teatro Viriato
Dia 6 - Viseu,! Teatro Viriato
Dia 7 - Viseu, Teatro Viriato
Dia 13 - Águeda, Cine Teatro São Pedro
Dia 14 - Sesimbra, Cine Teatro João Mota
Dia 21 - Espanha/Ferrol, Teatro Jofre
Dia 27 - Castelo Branco, Cine Teatro Avenida
Dia 28 - Fafe, Teatro-Cinema
Dia 31 - Santarém, Teatro Sá da Bandeira

Abril

Dia 3 - Torres Vedras, Teatro Cine Torres Vedras
Dia 4 - Alcochete, Fórum Cultural
Rita Redshoes actua na Holanda
· POR · 14 Jan 2009 · 18:38 ·
O ano de 2009 começa com uma estreia na carreira de Rita Redshoes: a sua primeira actuação no estrangeiro. A artista, que já foi entrevistada pelo Bodyspace não há muito tempo, foi escolhida pela Antena 3 para representar Portugal, já esta sexta-feira em Groningen, um certame de música pop/rock na Europa, a decorrer na Holanda.

Logo após o seu regresso, a cantora dos sapatos vermelhos irá passar por
Leiria, Caldas da Rainha, Faro, Ilha Terceira, entre outros. Rita leva na mala os temas do seu disco de estreia, Golden Era, como as orelhudas “Dream on Girl” ou “The Beginning Song”.
Bunnyranch apresentam Teach us Lord how to wait ao vivo
· POR · 12 Jan 2009 · 19:13 ·
Depois da edição de Teach us Lord how to wait, gravado nos HED Studio em Nova Iorque e conduzido com a ajuda de Ivan Julian (Richard Hell & the Voidoids, The Clash), e da edição da parte do disco concebida deste lado do Atlântico (que contou com a co-produção de Boz Boorer, o fundador dos Polecats que tocou com Adam Ant e que é, desde 1992, guitarrista e director musical de Morrisey), os bunnyranch lançam-se à estrada em Janeiro, Fevereiro, Março e Abril para percorrer o país em concertos. As datas são as seguintes:

16/1 - Theatro Circo (Braga – 23h59
17/1 - Fnac (Braga) - 17h00
17/1 - Tertúlia Castelense (Maia) - 23h59
23/1- CAEP (Portalegre) - 22h00
30/1 - Clinic (Alcobaça) - 23h59
31/1 - Centro Albicastense (Castelo Branco) - 21h30
6/2 - Centro Cultural (Cartaxo) - 21h30
20/2 - Acert (Tondela) - 21h30
23/2 - Faial (Horta)
27/2 - Porto Rio (Porto) - 23h59
4/3 - Teatro Aveirense (Aveiro) - 22h00
5/3 - Fnac Palácio do Gelo (Viseu)- 22h00
6/3 - Galeria Zé dos Bois (Lisboa) -23h30
7/3 - Biblioteca (Valado de Frades)- 21h30
13/3 - Salão Brazil (Coimbra) -22h00
14/3 - Fórum Cultural (Alcochete) -21h30
28/3 - Festival da Juventude (Tomar)
4/4 - Festival Sirenes (Estarreja) - 22h00
KriLoF Trio apresenta-se na APAV
· POR · 08 Jan 2009 · 14:52 ·
Depois dos concertos de Alexandre Bateiras, Rita Braga, Woods e Rodrigo Amado Trio, o Espaço APAV & Cultura vai agora receber o KriLoF Trio. Estre grupo é constituído por Johannes Krieger (trompete), Gonçalo Lopes (clarinete baixo) e Ricardo Freitas (guitarra baixo acústica) - músicos que passaram pelos grupos Tora Tora Big Band, Wishful Thinking, iNTeRLúNio, Al-jiçç, 3-Bass-Hit e Variable Geometry Orchestra, entre outros projectos. A música do trio vive de uma improvisação de cariz jazzístico e esta será a primeira aparição pública desta nova formação. O concerto tem lugar no dia 29 de Janeiro (19h00), na Sede da APAV - Rua José Estêvão 135-A (ao Jardim Constantino), em Lisboa. A entrada é gratuita.
Novo festival faz o rescaldo do 2008 luso no teatro A Barraca
· POR · 08 Jan 2009 · 11:52 ·
O Festival Rescaldo realiza-se nos dias 17, 23 e 24 de Janeiro no Teatro a Barraca e vai reunir alguns dos projectos que se destacaram no ano de 2008 em Portugal. Este festival foca-se essencialmente nas áreas da electrónica, improvisação, electroacústica, rock e jazz. No dia 17, sábado, actuam RED Trio, One-Off Ensemble e o duo Carlos Zíngaro & Nobuyasu Furuya. No fim de semana seguinte actuam Pinkdraft, Musgo e OTO (sexta-feira, 23) e Rafael Toral Space Collective 2, The Beautiful Schizophonic e Coclea (sábado, 24). O preço dos bilhetes varia entre 5€ (1 dia) e 10€ (3 dias).
Legendary Tiger Man lança Femina em 2009
· POR · 07 Jan 2009 · 15:19 ·
Em 2009, Paulo Furtado volta a assumir funções no projecto a solo, Legendary Tiger Man. O senhor dos Wraygunn, que aterroriza quantos palcos lhe aparecerem à frente, lançará ainda este ano um novo disco - intitulado Femina - que conta com a participação de senhoras como Peaches, Asia Argento, Rita Redshoes ou Claudia Efe (a voz dos Micro Audio Waves). Com Femina, Paulo Furtado irá actuar na Europa e nos Estados Unidos entre os meses de Março e Maio.
Joana Costa lança disco de estreia
· POR · 06 Jan 2009 · 17:33 ·
Joana Costa, uma das novas vozes do fado nacional, natural de Torres Novas e residente no Porto, apresenta em estreia nacional o seu primeiro CD, Recado, a materialização de um sonho em busca do fado, nas palavras da cantora. O Fado tradicional é elemento obrigatório presente neste trabalho de estreia, onde há ainda espaço para temas inéditos O álbum inclui três temas do escritor António Lobo Antunes sendo um deles o que dá o nome ao álbum. A voz de Joana Costa é acompanhada por Contrabaixo, viola e Guitarra Portuguesa.
Essencial de Chico Buarque nas lojas a 19 de Janeiro
· POR · 06 Jan 2009 · 15:44 ·
No próximo dia 19 de Janeiro a Sony edita em Portugal uma caixa compilatória do mestre Chico Buarque- Esta edição resume o essencial da obra do cantor brasileiro em quatro temas: Samba e amor; Todo o sentimento; Cotidiano e Entre amigos, paratodos. São 56 faixas que reúnem canções de todas as fases do cantor e compositor. "De Pedro Pedreiro", composta em 1965, até "Renata Maria", de 2005, incluindo ainda duas regravações inéditas: "Tanto Amar" e "Samba do grande amor".

Para além dos quatro CDs, este Essencial traz ainda o DVD Chico ou País da Delicadeza Perdida, especial para a televisão francesa em 1990, dirigido por Walter Salles e Nelson Motta, com direito a participações de Gal Costa e Gilberto Gil.

O alinhamento da caixa é o seguinte:

Disco 1: Samba e amor - No leito, na pista ou no palanque

Apesar de Você com MPB 4 e Quarteto em Cy
Samba do Grande Amor (ao vivo - inédita)
Samba e Amor
De Volta ao Samba
Chão de Esmeraldas
Ela Desatinou
Injuriado com Cristina Buarque
Pelas Tabelas
Cantando no Toró
Partido Alto (ao vivo)
Sem Compromisso (ao vivo) com Marçal
Deixa a Menina (ao vivo) com Marçal
Amor Barato
Vai Passa

Disco 2: Todo o sentimento - No tempo da Delicadeza e do feminino, a se colorir

As Vitrines
Choro Bandido
Futuros Amantes
Ela é dançarina
Joana Francesa
Valsa Brasileira
Ludo Real com Vinícius Cantuária
Todo o Sentimento
Sentimental (ao vivo)
A Noiva da Cidade (ao vivo)
Sem Fantasia (ao vivo) com Maria Bethânia
O meu Amor (ao vivo)
Uma Canção Inédita
Tatuagem

Disco 3: Cotidiano - O olhar do cronista imune a infinitas cortinas

Vida
O Velho Francisco
Pedro Pedreiro
O meu Guri
O que Será (À Flor da Terra) com Milton Nascimento
Gota d’água (ao vivo)
Trocando em Miúdos
Morro dos Irmãos
Tanto Amar (inédita)
Tanta Saudade
Homenagem ao Malandro (ao vivo)
Cotidiano (ao vivo)
Meu Caro Amigo
Bye, bye Brasil

Disco 4: Entre amigos, Paratodos - Sucessos e duetos de um artista brasileiro

Vai Levando com Miúcha e Tom Jobim
João e Maria com Nara Leão
Mulher de cada Porto com Gal Costa
Renata Maria com Leila Maria
Pássara com Francis Hime
Valsinha com Nelson Gonçalves
Quem te Viu, Quem te VÊ com Cauby Peixoto
Grande Hotel com Wilson das Neves
Fado Tropical com Fafá de Belém
Tororó com Marianna Leporace
Paroara com Fagner e Fausto Nilo
Lua Cheia | Samba de Orly | Samba para Vinícius com Toquinho
Maninha com Miúcha
Paratodos

Dvd: Chico ou o país da delicadeza perdida

Estação Derradeira
Eu Quero um Samba | Essa Moça Tá Diferente
Brejo da Cruz
Joana Francesa
O que Será (À Flor da Pele)
Olhos nos Olhos
Samba do Grande Amor com Gal Costa
Baticum com Gilberto Gil
Morro dois Irmãos
Rio 42 | Não Existe Pecado ao Sul do Equador
Mil Perdões
Sem Compromisso | Deixa a Menina
A Volta do Malandro
Morreu Ron Asheton, guitarrista fundador dos Stooges
· POR · 06 Jan 2009 · 14:44 ·
Morreu um génio da guitarra, um furacão da electricidade, um dos definidores do punk, do rock, de tudo o que é primário, no bom sentido, animal. Morreu Ron Asheton, o guitarrista fundador dos Stooges, vítima de ataque cardíaco, segundo os dados preliminares. Foi encontrado morto em sua casa, esta terça-feira. Tinha 60 anos.
ZDB apresenta B Fachada em dose dupla: documentário e concerto
· POR · 02 Jan 2009 · 20:58 ·
Há dois anos ninguém sabia quem ele era. O ano passado editou três discos/EPs (Sings the Lusitanian Blues, Mini CD - Produzido por Walter Benjamin e Viola Braguesa) e entrou na lista dos melhores do ano do Ípsilon. O ano passado Bernardo Fachada cantava orgulhoso: "e já toquei na ZDB". Agora é a ZDB que se curva ao seu talento, e apresenta B Fachada em dose dupla: em documentário e em concerto. O documentário é da autoria de Tiago Pereira e terá esta primeira apresentação pública no dia 9 de Janeiro, sexta-feira.

Parceiros