Junho 2008
Burial protagoniza novo volume DJ Kicks
· POR · 30 Jun 2008 · 10:25 ·
A editora alemã !K7 prepara-se para editar mais um volume da mítica série Dj Kicks. Talvez esse facto não deixará muitas almas surpreendidas, mas sabendo-se que esta nova antologia terá como protagonista o misterioso produtor britânico Burial, o nível de interesse aumenta consideravelmente. Burial, com dois grandes álbuns já editados, é uma das figuras de proa do dubstep mundial e um dos mais inventivos produtores da cena underground britânica. Desconhece-se o alinhamento da mistura, mas não faltará o original da praxe, nem um conjunto de escolhas que reflictam as diversas referências individuais de Burial (relembramos que o produtor nunca fez um único live set, daí a curiosidade). A edição está prevista para as primeiras semanas de Julho.
Jazz Ao Norte inaugura Auditório José Duarte
· POR · 24 Jun 2008 · 20:57 ·
A Jazz Ao Norte, em parceria com a Universidade de Aveiro, convida o público em geral a assinalar os 70 anos de vida de José Duarte, bem como os 50 de total e apaixonada dedicação ao Jazz, com a inauguração do Auditório José Duarte, no próximo Sábado, dia 28 de Junho de 2008, pelas 18:00, nas instalações da Jazz Ao Norte.

Estarão presentes, para além do crítico e docente José Duarte, Hélder Bruno Martins, Director Pedagógico da EJAN, a Susana Sardo, docente da UA e mentora do DVD José Duarte a solo, e todos aqueles que de algum modo se revejam nesta comemoração e homenagem. A entrada é livre.
Concerto de Gang Gang Dance em Lisboa cancelado
· POR · 24 Jun 2008 · 20:39 ·
O concerto dos Gang Gang Dance, marcado para 26 de Junho na LX Factory, em Lisboa, foi cancelado, "por razões a que a [promotora] Filho Único é completamente alheia", explica a organização em comunicado.
Bateiras leva a guitarra portuguesa à APAV
· POR · 18 Jun 2008 · 21:10 ·
Celebrando o seu 18º aniversário, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima apresenta um concerto de guitarra portuguesa com Alexandre Bateiras. O concerto tem lugar na sede da APAV (Rua José Estevão, ao Jardim Constantino, em Lisboa) no dia 25 de Junho (quarta-feira), às 19h. O experiente guitarrista, que editou na netlabel Merzbau o álbum “Canções da Lua Nova”, terá a companhia da guitarra clássica de João Gomes, com quem colabora desde 1997. Este concerto tem entrada gratuita, sujeita a confirmação prévia por email ou através do telefone 21 358 79 15.
Joana Machado apresenta A Casa do Óscar
· POR · 18 Jun 2008 · 16:34 ·
A senhora do jazz Joana Machado tem novo disco. Depois de CRUde, lançado em 2006, surge A Casa do Óscar, um disco com canções de Tom Jobim na voz, tantas vezes considerada como um instrumento, pela artista. Na sua essência, este disco é a música de Tom Jobim interpretada e adaptada por Afonso Pais, cantada por Joana Machado.

A sua voz é acompanhada por Afonso Pais (guitarras); Filipe Melo (piano), Bernardo Moreira (contrabaixo) e Bruno Pedroso (bateria). O disco conta ainda com a presença de um Quarteto de Cordas, em "Matita Perê", e com a participação especial de Bernardo Sassetti em "Olha Maria".
Festival UM anima vários espaços de Lisboa
· POR · 12 Jun 2008 · 00:12 ·
Entre os dias 19 e 22 de Junho a cidade de Lisboa vai acolher o Festival UM, festival internacional de “mixed media” experimental. O Festival UM parte do NIP - New Interfaces for Performance, rede de artistas que trabalham o cruzamento de vários meios artísticos. A equipa do N.I.P. provém do Reino Unido, Holanda e Portugal e tem vindo a colaborar de modo a explorar novas possibilidades de práticas artísticas experimentais e transdisciplinares, com ênfase no tema do gesto e movimento.

O UM é dos primeiros festivais internacionais de “mixed media” a acontecer em Portugal, fomentando a apresentação de trabalhos transdisciplinares, interactivos que focam a temática do gesto e movimento. Para além da exposição internacional de artistas “mixed media”, haverá concertos, “live performances”, festas de músicos, artistas sonoros e DJs, seminários e debates com teóricos, curadores e artistas e workshops de música, hacking e media making.

As actividades do UM irão decorrer em vários espaços da capital, nomeadamente no bar O Século, Av. 24 de Julho 60, Clube Português de Artes e Ideias, Bomba Suicida e Europa.

Para mais informações consultar o site do festival.
Festival “Música Portuguesa, Hoje” apresenta a maior mostra de música portuguesa realizada até hoje
· POR · 03 Jun 2008 · 22:38 ·
O CCB acolhe nos dias 11, 12 e 13 de Julho o Festival “Música Portuguesa, Hoje”. Este novo festival promete celebrar os compositores, as obras e os músicos portugueses. Apresentando 52 obras de 48 compositores, 3 orquestras, 2 ensembles, 3 concertos de câmara com 19 músicos, 12 concertos de música jazz, improvisada ou electrónica, em formatos e criações inovadoras e ainda 4 conferências e 2 colóquios. Este evento é comissariado por António Pinho Vargas, Pedro Santos e Rodrigo Amado, e pretende apresentar o que de melhor se faz actualmente na música portuguesa, atravessando géneros musicais e apostando numa grande diversidade de propostas: da música erudita ao jazz, passando pelo fado, electrónica ou música experimental.
Novo disco de Deerhoof já tem título e alinhamento
· POR · 03 Jun 2008 · 22:38 ·
Predilectos do Bodyspace e caixinha de surpresas sem fundo à vista, os Deerhoof contam já com título para o seu próximo álbum que, a partir de 7 de Outubro e pela mão da Kill Rock Stars (em território norte-americano, pelo menos), ficará conhecido por Offend Maggie. Por agora, e pelo que revela a divisão do disco em dois actos, parece que os Deerhoof continuarão a explorar as possibilidades formais da ópera e teatro. O alinhamento será o seguinte:

Offend Maggie

Act 1

1. Offend Maggie
2. Fresh Born
3. Chandelier Searchlight
4. The Tears and Music of Love
5. Buck and Judy
6. Don’t Get Born
7. My Purple Past

Act 2
8. Basket Ball Get Your Groove Back
9. Numina
10. This Is God Speaking
11. Eaguru Guru
12. Snoopy Waves
13. Jagged Fruit
14. Family of Others
Um Dia a Caixa Vem Abaixo em Junho
· POR · 01 Jun 2008 · 22:53 ·
No último fim de semana deste mês irá decorrer na Caixa Económica Operária (Rua da Voz do Operário) a segunda edição do festival UM DIA A CAIXA VEM ABAIXO, festa rock com cartaz dominado por projectos emergentes das mais recentes gerações da música nacional. Em relação à primeira edição, mantém-se a estrutura de seis bandas divididas por dois dias, a hora de abertura das portas (22h) e o preço dos bilhetes – 8 euros um dia, 12.50 para os dois.

A primeira edição deste festival realizou-se em Janeiro de 2006. O cartaz era composto pelos Lemur, Olga, Bypass, CAVEIRA, Linda Martini e Loosers. Ao longo das duas noites de espectáculo, o espaço da Caixa acolheu cerca de quinhentas pessoas.

O cartaz para 2008 é o seguinte:

27 de Junho – Sexta-feira, 22H
IF LUCY FELL
GREEN MACHINE
CAVEIRA

28 de Junho – Sábado, 22H
THE VICIOUS FIVE
OS PONTOS NEGROS
LOBSTER

Parceiros