Abril 2008
La Ira de Dios e Josué O Salvador no Porto
· POR · 30 Abr 2008 · 20:48 ·
No próximo dia 6 de Maio (terça-feira) às 22h, na Fábrica de Som, no Porto, terá lugar um concerto dos peruanos La Ira De Dios, uma noite promovida pela cada vez mais activa Amplificasom. A entrada custará 5 Euros (sem consumo obrigatório) e como banda de suporte actuarão os portugueses Josué, O "Salvador" em Busca da Perdição.

Os La Ira de Dios são uma banda do Peru já com dois discos editados, sendo que um terceiro será editado ainda este ano - Cosmos Kaos Destruccion. Por sua vez, os Josué captaram já a atenção da editora Scumbag Tapes e têm lançado vários trabalhos, alguns deles em edições bastante limitadas.
Duo Maranha/Mota e Kazize encerram Festival BANG
· POR · 21 Abr 2008 · 18:48 ·
O Festival de Artes Digitais BANG termina no próximo dia 24 de Abril com dois concertos e uma festa de encerramento. O duo português David Maranha + Manuel Mota e o alemão Kazize actuarão a partir das 22h00. Os concertos terão lugar no Auditório da Faculdade de Belas-Artes, em Lisboa, e a entrada custa 4 euros. A partir das 21h tem lugar a festa de encerramento, que contará com os DJs Fadigaz e Bandidos Desesperados e os VJs Major e Menezes. A festa tem entrada livre.
Acid Mothers Temple desdobram-se na ZDB
· POR · 21 Abr 2008 · 18:48 ·
Liberdade psicadélica, sempre! Parece ser esse o mote para o próximo dia 25 de Abril, quando a Galeria Zé dos Bois, em Lisboa, receber no seu refrescado aquário a presença dos japoneses Acid Mothers Temple, que, num evento convenientemente baptizado com o nome de Japanese New Music Festival, conhecerão desdobramento na mais frontal variante SWR (Kawabata Makoto e Yoshida Tatsuya) e nos projectos-ramificações Ruins Alone (os históricos Ruins reduzidos à bateria), Akaten e Kawabaten Solo.

Por motivos de saúde, o entretanto arredado baixista dos AMT Tsuyama Atsushi (o sósia Charles Bronson que trauteou Madredeus na última passagem da banda por cá) não marcará presença e será bem substituído (bem melhor do que Di Maria por Sepsi) pelo baixista dos Loosers, Rui Dâmaso. O dia promete visões de sóis vermelhos arredondados e cabeça cheia para o restante fim-de-semana prolongado.
Couple Coffee & Band celebram 50 anos de Bossa Nova
· POR · 21 Abr 2008 · 18:42 ·
É já amanhã que os Couple Coffee and Band apresentam Young & Lovely - 50 anos de Bossa Nova. Este novo trabalho presta homenagem à Bossa Nova, que comemora este ano o seu 50º aniversário. Young & Lovely foi gravado ao vivo nos dias 1 e 2 de Março no Music Box, em Lisboa, e terá edição através dos "Transformadores" no próximo dia 5. Temas como "Wave", "Corcovado", "Água de Beber", "Lobo Bobo", "Amor em Paz" e "Insensatez" são algumas das canções que podem ser ouvidas neste disco.

No Jardim de Inverno do São Luiz, depois de um breve cocktail, será apresentado um showcase com alguns destes temas tocados ao vivo pela banda de Luanda Cozetti, Norton Dailello, Sérgio Zurawski e Ruca rebordão.
Black Lips no Porto e Lisboa
· POR · 20 Abr 2008 · 21:53 ·
É já amanhã que os norte-americanos Black Lips chegam a Portugal para dois concertos. A primeira aparição é no Porto Rio, com abertura dos Sizo. A segunda, acontece no Lux, em Lisboa, no dia seguinte, 22 de Abril. O motivo da romaria será o novo disco Good Bad, Not Evil e a tremenda fama dos seus concertos, habitualmente recheados de loucura incontrolada. Assim é a banda de Atlanta. Além de rock destemido, esperam-se secreções e outras coisas a que o rock não fecha os olhos. Para mais tarde recordar.
Thurston Moore lança livro acerca do movimento no wave
· POR · 19 Abr 2008 · 19:00 ·
No Wave: Post Punk. Underground. New York. 1976-1980, assim se intitula a compilação de imagens e entrevistas que o músico Thurston Moore preparou em co-autoria com o jornalista Bryon Coley. O livro, cujo lançamento está previsto para 28 de Junho, pretende documentar o movimento no wave essencialmente através de imagens (150 no total), cuja publicação é, na sua maioria, inédita. Moore e Coley detiveram-se nas tendências new wave, pós-punk, experimental e avant-garde, dando a conhecer os seus protagonistas e contextualizando o aparecimento de realizadores como Basquiat e Jim Jarmusch e como bandas como os Sonic Youth. Uma selecção fundamental de imagens e testemunhos com edição a cargo da Abrams Image.
Emil Amos conta novidades acerca de Grails e Holy Sons
· POR · 16 Abr 2008 · 19:44 ·
É sempre bom receber notícias frescas directamente de Portland, por parte de um cada vez mais hiperactivo Emil Amos que tem sido baterista guerrilheiro nos Grails e profético escriba no seu projecto a solo Holy Sons. Sabe-se agora que a esses dois activos acrescem a recente adesão aos peregrinos stoner OM (após saída do baterista Chris Haikus) e a ainda indefinida participação nas gravações de material futuro a cargo da escritora de canções Scout Niblett (que alguém tratou já de descrever como uma espécie de Cat Power "com uma mudança abaixo").

Em primeiro lugar, Emil detalha os pontos a vermelho no calendário dos Grails:O próximo EP, Take Refuge in Clean Living, sairá a 13 de Maio pela Important Records e a reedição do EP de covers fará parte da série (limitada) Latitudes na Southern já nos próximos meses. Além de que apontamos para Outubro o lançamento do próximo álbum de Grails na Temporary Residence. Boas notícias, portanto, para todos os que caíram nas malhas e intrigas históricas do último Burning Off Impurities. A cargo dos Grails haverá também um DVD a ser lançado algures em 2009 pela Temporary Residence e composto por um monte de videos, músicas ao vivo e um filme que regista uma digressão.

No que respeita ao futuro próximo dos Holy Sons, Emil confirma que tudo está acertado para que (o novo álbum) The Squanderer seja lançado pela Partisan Records nos Estados Unidos e pela Lancashire and Somerset – situada em Liverpool - na Europa. Em estudo, encontram-se também as reedições de My Only Warm Coals e do fabuloso Decline of the West. Sobre o primeiro, o baterista dos Grails adianta o seguinte: O alinhamento do My Only Warm Coals ainda é um pouco longo por agora. Tentei há uns dias gravar um cd-r com as músicas que tinha em mente e não encaixam num CD com 75 minutos. Tenho de o encurtar mais um pouco. Não abrangerá necessariamente o material de todos os anos. Prefiro que se mantenha firme como uma escuta coesa, em vez de esforçar-me por incluir músicas dos tempos em que era muito jovem. Para mais, existe sempre a preocupação de não me embaraçar. Por sua vez, a versão expandida de Decline of the West conhecerá cinco faixas inéditas e o mesmo selo da nova-iorquina Partisan Records. Tudo leva a crer que toda esta avalanche de novos lançamentos arraste também consigo algumas versões. Até porque Emil é confesso admirador da colecção de versões Kicking Against the Pricks assinado por Nick Cave. A lista de visados por tal honra deve incluir alguns dos pesos-pesados do punk / hardcore de velha-escola: Circle Jerks, Slapshot e Faith. Além de tudo isto, o laboratório Holy Sons reserva também espaço a um DVD, que, por agora, reúne como base as filmagens de três concertos, os videos acumulados e possivelmente um pequeno filme experimental..
Ingleses Wire no "Serralves em Festa"
· POR · 14 Abr 2008 · 16:33 ·
No fim-de-semana de 7 e 8 de Junho, a Fundação de Serralves, no Porto, acolhe mais uma edição - a quinta - do evento "Serralves em Festa", uma maratona de 48 horas non-stop preenchidas com actividades culturais. No que concerne a música, os londrinos Wire são o grande destaque da programação deste ano. Apesar de não serem ainda oficialmente conhecidos os nomes que estarão presentes este ano, fonte ligada à organização do evento confirmou ao Bodyspace os rumores que davam conta da vinda dos Wire a Serralves. A banda actuará no prado da Fundação, no sábado dia 7, numa noite que contará ainda com a prestação do DJ Koze, encarregue de assegurar o entretenimento fora de horas.

A mesma fonte adiantou ainda ao Bodyspace o nome do projecto Konono nº1 para o espectáculo de encerramento de domingo, acrescentando que o mesmo será acompanhado da projecção de filmes do realizador Djibril Diop Mambéty, uma combinação idealizada pela Tate Modern. Estão ainda previstas para o "Serralves em Festa" as actuações de Stephan Mathieu & Aleksander Kolkowski (que apresentam Recording Angels Play Horatio Oratorio em estreia mundial), Neung Phak (formação que conta nas suas fileiras com membros dos Negativland, Porest e Mono Pause) e ainda Dan Deacon, Dirty Projectors, Jozef van Wissem e Haswell & Hecker, todos eles nomes avançados para a edição deste ano, que promete bater um novo record de visitantes.
Hot Clube recebe o projecto Grand Pianoramax
· POR · 14 Abr 2008 · 12:49 ·
O pianista Leo Tardin, actualmente a residir em Nova Iorque, actuará por duas noites no histórico clube da Praça da Alegria, a 17 e 18 de Abril. O pianista, que já gravou com a cantora portuguesa Paula Oliveira, apresentará o seu projecto Grand Pianoramax e estes espectáculos servirão de promoção ao seu novo disco que, entre outros, conta com a participação de Mike Ladd, e promete uma mescla experimental entre improvisação jazz, electrónica e spoken word.
Novo festival de jazz leva elite do piano nacional a Setúbal
· POR · 11 Abr 2008 · 15:17 ·
De 10 a 12 de Julho realiza-se a primeira edição do novo festival RendezVous | Festival Jazz Setúbal. A cidade do Sado vai acolher neste festival três dos maiores pianistas portugueses: João Paulo (acompanhado por Ricardo Dias e Peter Epstein), Bernardo Sassetti (solo) e Júlio Resende (em quarteto). Para além dos concertos, que terão lugar no Fórum Municipal Luísa Todi, o festival contará ainda com after-hours (na Sociedade Musical Capricho Setubalense) e actividades paralelas.
Mayra Andrade vence Prémio da BBC
· POR · 11 Abr 2008 · 15:12 ·
Mayra Andrade venceu ontem, em Londres, um dos mais prestigiados galardões na área da World Music: Prémio BBC - Artista Revelação. Na mesma categoria estavam nomeados nomes tão importantes como Vieux Farka Touré, Balkan Beat Box e Bassekou Kouyate & Ngoni Ba.

Mayra Andrade, que há pouco tempo realizou uma digressão em Portugal, atingiu também esta semana o galardão de Disco de Ouro com o excelente Navega.
Dead Combo mostram Lusitânia Playboys nas lojas Fnac
· POR · 10 Abr 2008 · 15:23 ·
Os Dead Combo apresentam ao vivo, de 14 de Abril a 4 de Maio, em nove lojas Fnac, o seu mais recente álbum Lusitânia Playboys. O novo registo da dupla chegará às lojas no dia 14 de Abril. Rodeados de ilustres convidados nacionais e internacionais - Howe Gelb, Kid Congo Powers, Carlos Bica, Ana Quintans, Alexandre Frazão, Marco Franco, Zé Vilão, João Marques e Nuno Rafael - Pedro Gonçalves e Tó Trips fizeram acompanhar o seu novo disco com um DVD produzido e realizado pela Low Life Productions / Individeos. O DVD contêm o filme Enraptured With Lust (o making of das gravações do disco), um espectáculo do grupo gravado em 2007 no Cabaret Maxime em Lisboa e todos os vídeos dos Dead Combo, dos quais se destacam os dois vídeos feitos para o novo CD.

Aqui ficam as datas e lojas onde os Dead Combo se apresentam:

14 de Abril - 18h30 - Fnac Chiado
16 de Abril - 18h30 - Fnac Colombo
19 de Abril - 18h30 - Fnac Algrave
29 de Abril - 21h30 - Fnac Viseu
30 de Abril - 22h30 - Fnac Coimbra
02 de Maio - 18h00 - Fnac Braga
03 de Maio - 18h00 - Fnac Stª Catarina
04 de Maio 17h00 - Fnac Gaia
04 de Maio 21h30 - Fnac Norte Shopping
Camané no Coliseu de Lisboa
· POR · 02 Abr 2008 · 19:52 ·
Camané anunciou apresentação ao vivo no Coliseu de Lisboa no próximo dia 16 de Maio. Este anúncio surge no momento em que já se encontra esgotada a sala do Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, para a próxima sexta-feira (04 de Abril). Esta será a primeira vez que Camané actua no Coliseu de Lisboa, num concerto que servirá para apresentar ao vivo o seu novo disco – Sempre de Mim – cuja edição está marcada para o próximo dia 21 de Abril. O novo disco terá uma edição especial acompanhada por um DVD com um documentário de 30 minutos registado durante as gravações pelo realizador Bruno de Almeida.

O quinto álbum de estúdio – o primeiro desde 2001 – é composto por 16 temas; dez são fados tradicionais com letras, propositadamente escolhidas para estas gravações, de poetas ligados ao Fado e de cúmplices velhos e novos de Camané: Pedro Homem de Mello, Luís de Macedo e David Mourão-Ferreira; Fernando Pessoa, Manuela de Freitas e Jacinto Lucas Pires.

Dois outros temas são inéditos absolutos, nunca antes gravados, do compositor de Amália, Alain Oulman, com letras de Pedro Homem de Mello. Três são melodias originais de José Mário Branco (também responsável pela produção) para letras de David Mourão-Ferreira e Manuela de Freitas. A 16ª é um inédito que Sérgio Godinho ofereceu a Camané.
Desmentido de Abril
· POR · 02 Abr 2008 · 09:54 ·
A notícia que ontem dava como certo o lançamento de Comfy in B.Leza de Panda Bear era uma mentira de 1 Abril, embora pudesse até ser boa a ideia.
Raquel Tavares edita Bairro
· POR · 01 Abr 2008 · 12:42 ·
A jovem fadista Raquel Tavares prepara-se para editar um novo trabalho de originais, de seu nome Bairro, no dia 5 de Maio. O mesmo vai ser apresentado ao vivo, no Teatro da Trindade, em Lisboa, no dia 7 de Maio.

Para a gravação de Bairro, a vencedora do Prémio Revelação Amália Rodrigues 2006 manteve-se fiel ao ambiente do fado tradicional, assim como aos músicos que a acompanharam na sua estreia discográfica: Diogo Clemente na viola de fado, Bernardo Couto na guitarra portuguesa, e Yami no baixo acústico. Bairro contou ainda com a participação especial de Guilherme Banza e Ângelo Freire, na guitarra portuguesa, e Fátima Fernandes, na voz.

Bairro vai ser editado em formato CD e Digipack. Este último contém um DVD composto por um concerto de Raquel Tavares gravado nos Estúdios Namouche, em Lisboa, no dia 8 de Março, e por duas entrevistas: a Raquel Tavares e a Diogo Clemente, Produtor e Director Musical de Bairro.
Concerto de Panda Bear no B.Leza merece edição em formato CD + DVD
· POR · 01 Abr 2008 · 00:43 ·
Comfy in B.Leza é o nome escolhido para o conjunto CD + DVD que regista o memorável concerto de Panda Bear ocorrido em Abril do ano passado na discoteca africana B. Leza (que entretanto viu o seu encerramento ser anunciado). Depois de ter proporcionado três singles, um split partilhado com os Excepter e alguns videos comercializados de modo caseiro, eis que o muito estimado Person Pitch conhece adicional documentação com um Comfy in B.Leza que, além de comportar as versões vídeo e áudio de uma prestação que passou também por material dos Jane (projecto a meias com DJ Scott Mou), inclui entrevistas com alguns fãs estrangeiros que se deslocaram até Lisboa com o propósito de testemunhar a apresentação oficial do disco do ano passado. À semelhança de outros lançamentos associados ao núcleo Animal Collective, Comfy in B.Leza merecerá o selo materno Paw-Tracks, encontrar-se-á disponível em Setembro deste ano e será limitado a 1000 cópias que esgotarão depressa certamente.
Soy Un Caballo ao vivo no Maxime
· POR · 01 Abr 2008 · 00:37 ·
Os belgas de nome espanhol que editaram o ano passado o álbum "Les Heures de Raison", que contou com a participação do semi-deus Bonnie "Prince" Billy, actuam no Cabaret Maxime no próximo dia 4, sexta-feira. Na primeira parte actuará o Humanization Quartet, liderado pelo guitarrista Luís Lopes e que conta com Rodrigo Amado no saxofone e a dupla rítmica Gonzalez - Aaron no contrabaixo e Stefan na bateria. Será uma oportunidade rara para assistir ao vivo uma das melhores propostas de indie-folk-choninhas dos últimos tempos ou, como aqui foi classificado, uma das boas surpresas do ano.

Parceiros