Março 2008
Crónica disponibiliza compilação para download com donativo facultativo
· POR · 30 Mar 2008 · 03:12 ·
Numa altura em que se encontra a celebrar o seu quinto aniversário, a portuense Crónica adopta o esquema de download gratuito associado a donativo facultivo - recentemente globalizado pelo advento que foi In Rainbows dos Radiohead - como forma de disponibilizar o seu trigésimo-segundo lançamento Mus*****c, que conhece links para “saque” directo e informação adicional aqui: http://www.cronicaelectronica.org/?p=032. A compilação conta com a participação de nomes habituais da casa como Ran Slavin, o.blaat ou Vitor Joaquim e acumula 192 minutos de música. Além disso, a Crónica estende as comemorações do seu aniversário a uma actuação dos @c no Passos Manuel, no Porto, no próximo dia 5 de Abril, e ao lançamento do novo disco da dupla composta por Miguel Carvalhais e Pedro Tudela, intitulado Up, Down, Charm, Strange, Top, Bottow.
STFU acontece de novo na cidade do Porto
· POR · 27 Mar 2008 · 15:07 ·
De origem britânica, o STFU é um festival itinerante de música electrónica e artistas visuais, usam a internet como meio de divulgação. O STFU retorna ao Porto, aos palcos da Fábrica de Som nos dias 24, 25 e 26 de Abril. Com múltiplas vertentes electrónicas, o evento já lista as confirmações de Flint Glass (FR), Sci Fi Industries, Structura, Oxygen, Thermidor, Dream Metaphor, Eletrólise, Complex, Boiar, Anta-Mobile, Artane, Digitalscratcher, L´Homme Manete, Sitting Bulldozer, Hugo Olim, Nothing Interactiv, Pedro Gundar, ps e Djs: M., [Replycant] e Luiz Soncini.
The Hospitals lançam novo disco em Abril
· POR · 26 Mar 2008 · 15:19 ·
Depois de ultrapassado um impasse semelhante ao que adia indeterminadamente Chinese Democracy dos Guns n’ Roses, eis que Adam Stonehouse, corpo possuído pelo rock mais endiabrado de São Francisco, comunica o regresso dos Hospitals aos lançamentos com o terceiro álbum, Hairdryer Peace, que, num curto press-release, foi anunciado como ogiva de rock psicadélico sem penas no lugar dos brincos ou barba a cobrir o rosto (a frase original em inglês foi deliberadamente atraiçoada pelo tradutor). E a julgar pelas últimas cobóiadas lendárias protagonizadas pelos Hospitals na Galeria Zé dos Bois, pode até não ser descabido confiar nessa promessa. Os sismógrafos agitam as suas agulhas quando, a 4 de Abril, Hairdryer Peace for lançado numa edição de autor limitada de 500 cópias. Para já, pode-se descobrir um deserto de adicionais detalhes, minimalismo agudo e pleno desleixo à página oficial http://www.hairdryerpeace.com.
Afonso Simões, David Maranha, Tropa Macaca, entre outros, na Casa Viva
· POR · 13 Mar 2008 · 17:26 ·
Nove artistas actuam este sábado (15 de Março) na Casa Viva, no número 167 da Praça Marquês de Pombal, no Porto.

Os lisboetas Afonso Simões, David Maranha, Margarida Garcia, João Milagre e Pedro Gomes juntam-se, num fim de tarde de concertos, aos nortenhos Calhau!, Tropa Macaca, Pedro Magina (Aquaparque) e Gustavo Costa.

As festividades começam às 18h e, como é costume na Casa Viva, a entrada é gratuita.
Ana Laíns no Porto
· POR · 12 Mar 2008 · 19:15 ·
Depois de uma digressão em 2007 que a levou a algumas das mais importantes salas do nosso país, Ana Laíns parte agora em direcção ao Porto para apresentar Sentidos. Acompanhada por Eurico Machado (guitarra portuguesa), Marco Oliveira (viola acústica) e Jorge Carreiro (baixo acústico), neste espectáculo a cantora faz uma abordagem mais directa ao fado. Este espectáculo foi já apresentado em países como a Alemanha, Grécia ou Estados Unidos.
The Rakes em Paredes de Coura
· POR · 12 Mar 2008 · 17:50 ·
Os Rakes, formados em 2004 e associados ao movimento
post-punk britânico, são o próximo nome para Paredes de Coura, a juntar a Sex Pistols, Mando Diao, The Wombats, Primal Scream, Emir Kusturika & the No Smoking Orchestra. A banda muitas vezes comparada aos Bloc Party, Maximo Park ou Futureheads, actua no festival nortenho no dia 1 de Agosto.

Capture/Release (V2 Records), o primeiro registo discográfico da banda, viu a luz do dia em 2005, de onde se extraíram os singles “22 Grand Job", "Work, Work, Work (Pub, Club, Sleep)", e "Retreat”. Produzido por Paul Epworth, o disco elevou as expectativas da banda, ao ponto de largarem os seus empregos para partirem em digressão com os Bloc Party, Franz Ferdinand e Buzzcocks, em noites intermináveis de concertos esgotados.
Raquel Tavares em França
· POR · 12 Mar 2008 · 12:29 ·
Depois de no espaço de 2 meses ter actuado na Bélgica, Holanda e Grécia, onde terá esgotado salas, a fadista Raquel Tavares, um dos novos valores do género, prepara-se para mais uma noite internacional, desta vez em França. O concerto está marcado para este sábado, dia 15 de Março, em Nîmes, no L'Imprimerie.

Além de Raquel Tavares, disco de estreia homónimo, a fadista leva na bagagem alguns dos temas que alinharão no seu novo trabalho, com edição prevista para Abril.
Neil Young e Cansei de ser Sexy engrossam o cartaz do Alive!08
· POR · 12 Mar 2008 · 12:15 ·
A conta-gotas, o cartaz do festival Optimus Alive!08, a decorrer entre os dias 10 e 12 de Julho, no Passeio Marítimo de Algés, vai ocupando as suas vagas e acumulando pretextos para que se possa atravessar o caminho férreo de Lisboa nesses dias de Verão. Os últimos acrescentos dão conta de que a lenda viva Neil Young – entretanto recuperado de um aneurisma - marcará presença no festival no dia 12 de Julho, sendo que o electro “paulista” das Cansei de Ser Sexy (CSS, por efeito da internacionalização) chega a Algés dois dias antes, depois de já ter esgotado o Lux por duas noites consecutivas e figurado entre os presentes da edição do Festival Paredes de Coura do ano passado. O Alive!08 conhecerá também um showcase a cargo da Ed Banger (casa dos Justice) que promete agitar a noite de 11 de Julho, sem que os detalhes do mesmo se encontrem até ao momento definidos. As presenças já asseguradas são, por agora, as seguintes:

10 de Julho

Rage Against the Machine
Gogol Bordello
Cansei de Ser Sexy

11 de Julho

Chris Cornell
Within Temptation

12 de Julho

Neil Young
Ben Harper & The Innocent Criminals
Donavon Frankenreiter
Dealema lançam V Império em Abril
· POR · 03 Mar 2008 · 23:59 ·
"Sala 101" é o single de apresentação do novo disco dos Dealema, um dos nomes maiores do hip-hop português. O segundo disco dos nortenhos intitula-se V Império e, de acordo com um comunicado, "marca a autonomia dos Dealema em relação à indústria". O disco, com edição conjunta com da Banzé, conta com a participação vocal de Marta Ren (que mais uma vez colabora com os Dealema) no single "Sala 101". O disco foi gravado entre Dezembro de 2006 e Dezembro de 20007 no Porto.
Beirut no FMM de Sines e no Concertos @ Optimus
· POR · 01 Mar 2008 · 09:12 ·
O dia do coração comemora-se também com a seguinte notícia: o amor cigano de Beirut tem encontro marcado com o Festival de Músicas do Mundo de Sines no próximo dia 24 de Julho, tendo a actuação como pretexto o caloroso e romântico último longa-duração The Flying Club Cup (que, entre os seus galardões, conta com um honroso 18º lugar no “Top dos 30 melhores discos de 2007” eleitos pelo Bodyspace). A corrida de balões de ar quente arbitrada por Zach Condon repetir-se-á algum tempo mais tarde, em data e local ainda por confirmar por parte da organização da Concertos @ Optimus que conta já com os seguintes nomes:


14 de Maraço - Vitalic / Twisted Charm - Casa da Música, Porto

16 de Março - Shout Out Louds - Aula Magna, Lisboa

26 de Março - Rita Redshoes - Aula Magna, Lisboa

29 de Março - Wraygunn - Cinema Batalha, Porto

11 de Abril - Jorge Palma – Arena, Évora

12 de Abril - The Kills / The Whip - Casa da Música, Porto

19 de Abril - Tiago Bettencourt - Cinema Batalha, Porto

27 de Abril - Easy Stars All Stars - Aula Magna, Lisboa

3 de Maio - Einstürzende Neubauten / Punks Jump Up - Casa da Música, Porto

11 de Maio - The National - Aula Magna, Lisboa

27 de Maio - Animal Collective - Cinema Batalha, Porto

26 de Maio - Cat Power – Coliseu, Lisboa

28 de Maio – Cat Power – Coliseu, Porto

28 de Junho - Old Jerusalem - Cinema Batalha, Porto

22 de Julho - Kings of Convenience - Casa da Música, Porto

13 de Dezembro - Cool Hipnoise - Cinema Batalha, Porto

Parceiros