Fevereiro 2008
Cat Power nos Coliseus de Lisboa e Porto
· POR · 21 Fev 2008 · 00:25 ·
Em plena rota de ascendente de popularidade em Portugal, Cat Power reserva duas datas na sua digressão europeia para marcar escala no Coliseu de Lisboa a 26 de Maio e no Coliseu do Porto no dia 28 de Maio. Depois de duas passagens pelo país – saldadas em três prestações recebidas de modo pouco consensual -, a renascida songwriter Chan Marshall aproveita a anunciada visita para dar a escutar o recente Jukebox, que, enquanto possível sequela de The Covers Record (2000), regressa ao formato de disco de versões – mesmo assim, receptivo à integração de uma reinterpretação do clássico “Metal Heart” e de um original dedicado a Bob Dylan.
F.R.I.C.S. actua pela defesa do Mercado do Bolhão
· POR · 15 Fev 2008 · 16:38 ·
O tempo é agora. Antes que seja tarde demais, urge pelo menos fazer os possíveis para salvaguardar o nosso património histórico-cultural. O Movimento Cívico e Estudantil do Porto sabe disso e a Fanfarra Recreativa e Improvisada Colher de Sopa também. Amanhã, repetindo iniciativas do género no mercado que todos aprendemos a respeitar, haverá música numa concentração preocupada com o futuro que a Câmara Municipal do Porto e a empresa holandesa TCN poderão dar ao Bolhão. Amanhã não são só os pregões que se farão ouvir no Mercado do Bolhão; a fanfarra vai andar pelo mercado e não vai poupar ninguém. Ao convite musical junta-se o convite para que todos comprem algo às "vendedeiras" do Bolhão. Porque ainda há quem faça com que o nosso passado seja respeitado. A festa acontece amanhã pela 10:00 no inevitável, apetecível, adorável Mercado do Bolhão.
Camané grava novo álbum
· POR · 11 Fev 2008 · 12:17 ·
O fadista Camané entra esta semana em estúdio para gravar novo disco. Este será o seu primeiro registo de estúdio em seis anos; o último, Pelo Dia Dentro, foi lançado em Novembro de 2001. Desde aí Camané editou um álbum ao vivo (Como Sempre...Como Dantes, Dezembro de 2003), participou no projecto Humanos, lançou o seu primeiro DVD Ao Vivo no S. Luiz (Abril de 2006) e integrou o ano passado o elenco do filme Fados (também editado em CD) do realizador Carlos Saura.

O novo álbum, ainda sem título definido, tem edição prevista para Abril de 2008, estando a produção uma vez mais a cargo de José Mário Branco.
Mão Morta iniciam digressão em Torres Novas
· POR · 10 Fev 2008 · 11:10 ·
Os Mão Morta iniciam a digressão 2008 do espectáculo Maldoror em Torres
Novas, no Teatro Virgínia, já no próximo dia 23 de Fevereiro. Um espectáculo onde a música se cruza com o teatro, o vídeo e a declamação e que deu origem ao 10º álbum de originais da banda. Maldoror é uma edição de luxo, limitada a 3.000 exemplares e vendida exclusivamente nos teatros onde o espectáculo é apresentado. Não haverá reedições.

Estas são as datas dos Mão Morta para 2008:

23 de Fevereiro - Teatro Virgínia em Torres Novas
7 e 8 de Março - Teatro Viriato em Viseu
13 de Março - Teatro José Lucio da Silva em Leiria
5 de Abril - Teatro Municipal de Faro
12 de Abril - Cine Teatro de Estarreja
23 de Abril - Culturgest em Lisboa
3 de Maio - Theatro Circo em Braga
Summercase avança com os primeiros nomes
· POR · 08 Fev 2008 · 09:58 ·
O festival espanhol Summercase, que acontece nos dias 18 e 19 de Julho, em Boadilla del Monte, Madrid, e no Parc del Fòrum, Barcelona, avançou hoje com os primeiros nomes do seu cartaz. Depois do sucesso do festival em 2006 e 2007, o Summercase arrisca-se este ano a ser, de novo, um dos pontos mais quentes do Verão. Julho já não é o mesmo sem uma visita aos país de nuestros hermanos patrocinada pelas companhias low cost.

Os primeiros nomes são os seguintes:

The Breeders
CSS
Maxïmo Park
M.I.A.
Mystery Jets
Pete & The Pirates
The Stranglers
Festival Mascavado decorre nos dias 8 e 9 de Fevereiro em Lisboa
· POR · 07 Fev 2008 · 23:27 ·
Além de um bonito flyer, que o é quase literalmente no desenho dos passarinhos que se beijam, o Festival Mascavado propõe mais uns quantos altos voos em termos de arte experimental nas suas vertentes sonoras e visuais. A organização do Festival cabe à Ristretto, label-irmã da Grain of Sound, e Centro Cultural O Século, tendo lugar nos próximos dias 8 e 9 de Fevereiro no próprio Centro Cultural situado na Rua do Século nº 80 (perto do Largo de Camões, se bem me esclareceu o GPS consultado há pouco), na capital lisboeta. A arena começa a aquecer por perto das 22 horas de cada um dos dois dias e o seguinte é o horário estipulado:

8 de Fevereiro, 2008:

22h-22h30: Gabriel Ferrandini, Hernâni Faustino, Pedro Lopes

22h30 > vídeo: Haunted House de Carlos Santos e João Silva

22h45-23h15: Frango (nome imenso da Searching Records)

23h15 > vídeo: Twin Peeks de Ray Ganz /audio: Terre Thaemlitz

23h30-00h00: Calhau! (privados da Nossa Senhora de Fátima Machine que foi há pouco tempo leiloada perto de Santa Apolónia)

00h00 > vídeo: The Sound of Music de Sandra Zuzarte

00h30: Pedro Gomes (sem o marujo quebra-ossos que costuma ser visto na sua companhia)

01h00 > vídeo: Music Is Silence de João Castro Pinto

01h10 :: Ristrett-O-Scopitone:
audio-Grain-of-Sound-e-Ristretto-em-shuffle-no-minidisc-e-projecção-
-de-filmes-super-8-digitalizados

9 de Fevereiro, 2008:

22h-22h30: João Castro Pinto + Nuno Torres

22h30 > vídeo: Study #40 de Lia / audio: @c

22h45-23h15: Whit + Travassos

23h15 > vídeo: landscape #1 de João Carrilho / audio: Fernando Fadigas

23h30-00h00: Paulo Raposo + Francisco Janes

00h00 > vídeo: untitled (displacement) de Carlos Pereira

00h30: Ernesto Rodrigues, Guilherme Rodrigues, Carlos Alberto Augusto, Nuno Morão, Hernâni Faustino

01h00 > vídeo: Dear Sir/ Madam de Return

01h10 > vídeo: ecosystm de John Klima

01h20: Ristrett-O-Scopitone:
audio-Grain-of-Sound-e-Ristretto-em-shuffle-no--minidisc-e-projecção-
-de-filmes-super-8- -digitalizados

Segundo informações avançadas pela organização, encontra-se também prevista a emissão em directo na Rádio Zero (radiozero.pt) de algumas actuações.
Jack Rose e Hush Arbors em Portugal
· POR · 05 Fev 2008 · 21:49 ·
O mestre da guitarra Jack Rose, membro dos Pelt com uma discografia a solo apostada em seguir os ensinamentos iluminados de John Fahey, actua no Maxime em Lisboa e no Theatro Circo de Braga a 19 e 20 de Março, respectivamente, anuncia o músico na sua newsletter.

Os Hush Arbors (psych folk de primeira qualidade) acompanham Rose nestas duas datas, tal como em toda a digressão europeia do guitarrista.

Os concertos são uma boa oportunidade para comprar material novo de Jack Rose: um disco ao vivo e um duplo CD que inclui Dr Ragtime and Pals e o disco homónimo.
O zumbido dos Zu promete arrasar a ZDB a 6 de Fevereiro
· POR · 05 Fev 2008 · 19:57 ·
Os Zu regressam à capital para espalhar a peste de um rock fora de si e dentro de uma geometria adulterada que se submete às dores próprias do ricochete e ebulição do hardcore espicaçado que se alimenta de uma enraivecida rebeldia perante qualquer tipo de conduta limítrofe. O trio italiano andou já envolvido em contágio criativo com a trupe de hip-hop profético Dälek. Desta vez, prometem fazer tremer as placas tectónicas da Galeria Zé dos Bois, em Lisboa, na próxima quarta-feira, dia 6 de Fevereiro, estando a abertura da noite bem encarregue à incerta ruína matrimonial dos Tropa Macaca que ainda andam a traficar por aí o Marfim que teve dealer intermediário na label Ruby Red.
ARQUIVO

Parceiros