Janeiro 2008
Converge passam por Lisboa em Julho
· POR · 29 Jan 2008 · 16:44 ·
Os norte-americanos Converge, provavelmente a banda mais excitante do hardcore metálico, estreiam-se em palcos nacionais a 19 de Julho. O concerto será em Lisboa, num local ainda a anunciar, informa a promotora Xuxa Jurássica.
Marvin & Goodbye Diana actuam na Casa Viva, no Porto
· POR · 28 Jan 2008 · 18:53 ·
Sessão dupla na Casa Viva (Porto) na próxima quinta-feira às 20 horas. Formados em 2003 por Frédéric Conte, Emilie Rougier e Grégoire Bredel, os Marvin produzem uma sonoridade electrorock que cruza o Krautrock, um certo som de Chicago, pós punk e electro sujo. Depois de três anos passados a tocar um pouco por todo o território francês, o trio de Montpellier editou o primeiro álbum em Março de 2007.

A música dos Goodbye Diana remete para a celebração do pós-rock, num concerto aconselhado para apreciadores de Don Caballero, June of 44, Honey for petzi e Dianogah. A entrada é livre mas, ao bom espírito da Casa Viva, aconselha-se deixar alguns euros no final do concerto para pagar as despesas das bandas.
And / OAR dedica compilação ao cinema de Antonioni
· POR · 28 Jan 2008 · 17:58 ·
Dando continuidade a uma série de reveladoras compilações que já passaram pelo cinema de Tarkovsky e Ozu, a And / OAR, selo forte de fiel recordings e outras explorações sonoras, tem planeado para 2008 o lançamento de um disco que incluirá a participação de diversos artistas sonoros numa homenagem à obra do cineasta italiano Michelangelo Antonioni. Com o título ainda por determinar, sabe-se para já que as abordagens ao cinema de Antonioni centrar-se-ão na sua tetralogia composta por L'Avventura (1959) (disponível na sagrada Criterion Collection), La Notte (1960), L'Eclisse (1962) (também disponível na mesma colecção) e Deserto Rosso (1964).

Em paralelo a este lançamento, Dale Lloyd da And / OAR lançou o convite a outros estetas interessados em tecer as suas próprias considerações acerca de Antonioni num projecto a ser apresentado em MP3, se a qualidade reunida assim o justificar. Os detalhes encontram-se aqui: http://andoar.blogspot.com/2007/12/antonioni-mp3-project-redux-and.html.

Por enquanto, a certeza capaz de gerar expectativas altas reside na quantidade e qualidade verificada aos nomes que em breve poderemos escutar nas suas odes sonoras à sublime beleza da actriz Monica Vitti, a predilecta reincidente de Antonioni. Ei-los:
- Asher (EUA)
- Marc Behrens (Alemanha)
- Olivia Block (EUA)
- Richard Chartier (EUA)
- Juan Jose Calarco (Argentina)
- Lawrence English (Austrália)
- Fhievel (Itália)
- Richard Garet (EUA)
- I8U (Canadá)
- Tomas Korber (Suiça)
- Dale Lloyd (EUA)
- Roel Meelkop (Holanda)
- Pali Meursault (França)
- Gabriel Paiuk (Argentina)
- Tomas Phillips (Canadá)
- Winston Phillips (Canadá)
- Antti Rannisto (Finlândia)
- Adam Sonderberg (EUA)
- Steinbruchel (Suiça)
- Valerio Tricoli (Itália)
- Luigi Turra (Itália)
Autechre de regresso aos discos e aos concertos
· POR · 28 Jan 2008 · 11:32 ·
Os britânicos Autechre, um dos nomes mais emblemáticos do catálogo da editora Warp, estão de regresso este ano para apresentarem o seu nono álbum. Intitulado Quaristice, o disco sucede a Untilted, de 2005, e traz de novo o influente duo à cena electrónica que tanto enriqueceram, sobretudo na década de noventa. É já conhecido o alinhamento deste álbum com lançamento previsto para 3 de Março:

1. Altibzz
2. The Plc
3. IO
4. Plyphon
5. Perlence
6. SonDEremawe
7. Simmm
8. Paralel Suns
9. Steels
10. Tankakern
11. Rale
12. Fol3
13. fwzE
14. 90101-51-1
15. bnc Castl
16. Theswere
17. WNSN
18. chenc9
19. Notwo
20. Outh9X

Com novo disco na calha, Rob Brown e Sean Booth iniciam em Fevereiro uma digressão pela Europa, sem datas previstas, para já, para a Península Ibérica:

FEVEREIRO
29 Manchester - TBC

MARÇO
01 Glasgow, UK – The Art School
02 Newcastle, UK - Digital
03 Birmingham, UK - Med Bar
04 London, UK - TBC
05 Koln - Stattgarten
06 Amsterdam, Holland - Melkweg
07 Antwerp - Petrol
08 Hamburg - Hafenklang
09 Berlin - Berghain
10 Poland, Katowice - Jazz Club
11 Hungry, Budapest - Merlin
12 Croatia, Zagreb - Kset
13 Austria, Graz - Post Garage
14 Italy - TBC
15 Italy, Rome - TBC
16 Italy - TBC
17 France, Lyon - Epicerie Moderne
18 Fr, Strasbourg - La Laiterie
19 Paris - Rex Club
20 Geneva - L'Usine, Electron Festival
Festival Offf de Lisboa anuncia avalanche de nomes
· POR · 23 Jan 2008 · 23:35 ·
Aquela que promete ser a maior montra de criação pós-digital alguma ocorrida em Portugal, tem vindo a revelar actividade e novidades várias na página oficial. Encontram-se já à venda os primeiros bilhetes para o desfile de fartura a decorrer entre os dias 8 e 10 de Maio, em Lisboa. Por fartura, designamos o seguinte rol de artistas a operar no terreno do meio audio, visual e, muitas vezes, audio-visual:

Andreas Philström aka Suprb, Bradley Grosh aka Gmunk, Trafik, Rob Chiu & Chris Hewitt aka Devoid of Yesterday, Aer Visual Studio, Régine Debatty dos We Make Money Not Art, Psyop, Joshua Davis, Joel Gethin Lewis, Hi-Res!, Chris O'Shea, Andreas Muller (Nanika), Amit Pitaru, Alex Trochut, Random International, Group94, Santiago Ortiz aka Moebio (Bestiario), Fakepilot, Jose Luis de Vicente, dynTypo, David Gensler (The KDU), Karlssonwilker inc., Manuel Lima (Visual Complexity), 50Done & Friends, Ben Lukas aka Hecq, Agence7Seven (Fullsix Group), Kenneth Kirschner, Andy Cameron, Taylor Deupree (enorme!), All of Us, Remon Tijssen aka Fluid.
Animal Collective regressam a Portugal
· POR · 23 Jan 2008 · 21:52 ·
Sim, é verdade. Eles estão bem vivos e andam por aí. Não é com Feels mas é com Strawberry Jam. Apesar da má capa existem alguns motivos para entrar no último disco dos norte-americanos e de lá sair com motivos de satisfação. O norte do país terá a oportunidade de os receber no dia 28 de Maio, no Theatro Circo. Em Lisboa é o Lux que recebe os senhores do colectivo animal; no dia seguinte, 29 de Maio. Eles andam aí.
Francesa Chat regressa a Portugal
· POR · 23 Jan 2008 · 11:00 ·
A francesa Chat que editou em 2006 um ep on line pela Merzbau, ainda sob o nome de Mademoiselle, e que meses mais tarde visitou o nosso país a convite da netlabel, regressa a Portugal em finais de Janeiro para 2 concertos. A cantora, que atraiu a atenção de uma editora multinacional
e prepara-se agora para editar o seu primeiro álbum pela Capitol. Nesta visita e em ambos os concertos Chat será acompanhada por Joseph Chedid à guitarra, que é também o produtor do seu disco e parte integrante da banda que normalmente a acompanha.

Os concertos acontecem na Sociedade Guilherme Cossoul, em Lisboa, nos dias 25 e 26 de Janeiro.
Galeria Zé dos Bois avança com a programação de Fevereiro
· POR · 22 Jan 2008 · 20:55 ·
O local já dispensa apresentações. Mas o programa de Fevereiro bem que merece ser celebrado. A coisa começa no dia 2 com um programa \"caseiro\" e até continua assim no dia 4. No dia 6 os italianos Zu voltam a Portugal para, espera-se, uma descarga considerável de ruído e energia - e serão acompanhados pelos Tropa Macaca. No dia 14 volta também a território luso um dos melhores guitarristas da actualidade (há já algum tempo), um homem de sabedoria fora e dentro das cordas: Steffen Basho Junghans, directamente da Alemanha. No dia 15, pasmem-se, Lydia Lunch actua no local onde poderia ter começado a sua carreira em palcos lusos. É o último dos grandes nomes para além de mais produção nacional e italiana (Golden Jooklo Age). A ZDB continua a agitar seriamente as noites do Bairro Alto.

A agenda da ZDB para Fevereiro é a seguinte (apesar de ainda faltarem alguns nomes):

Sábado // 02 de Fevereiro às 23h00
Red Trio (PT)
Carlos Pereira - Epiphany (PT)

Segunda // 04 de Fevereiro às 23h00
Bro-x (PT)
Andy Punch / DJ set (PT)

Quarta-feira // 06 de Fevereiro às 23h00
Zu (IT)
Tropa Macaca (PT)

Sábado // 09 de Fevereiro às 22h00
André Cabaço (MZ/PT)

Quinta-feira // 14 de Fevereiro às 23h00
Steffen Basho Junghans (DE)
David Daniell (US) & David Maranha (PT)

Sexta-feira // 15 de Fevereiro às 23h00
Lydia Lunch (US)
Flanela de Tal (PT)

Sábado // 16 de Fevereiro às 23h00
Golden Jooklo Age (IT)
Manuel Mota (PT)

Sábado // 23 de Fevereiro às 22h00
Farra Fanfara (PT)

Segunda-feira // 25 de Fevereiro às 22h00
Michael Gira (US)
Fabrizio Modonese Palumbo (IT)
Portishead iniciam digressão europeia nos Coliseus de Porto e Lisboa
· POR · 19 Jan 2008 · 00:28 ·
Eis que, após alguns concertos “quase” secretos e a presença marcada num Festival ATP com a selecção de cartaz a cargo dos próprios, os Portishead encetam nos Coliseus de Porto e Lisboa a sua primeira digressão europeia após um longo e muito badalado interregno (tão longo que já tornou trip-hop característico da banda de Bristol num termo potencialmente nostálgico). Assim sendo, é pela mão da Everything is New que a banda de Dummy instalará os seus ambientes azuis-aveludados no Coliseu do Porto a 26 de Março próximo e no Coliseu de Lisboa a 27 de Março. Desconhecendo-se ainda até que ponto serão reveladoras do conteúdo do próximo álbum (aguardado em contenção de fôlego global), as actuações dos Portishead proporcionam o regresso a Portugal da muito acarinhada Beth Gibbons, que, pontualmente, marca presença nas actuações de Rodrigo Leão, com quem, de resto, já colaborou.
The Cardigans lançam Best Of
· POR · 12 Jan 2008 · 10:55 ·
No dia 30 deste mês chegará às lojas a compilação que reúne os temas que conferiram popularidade à banda liderada por Nina Persson. A antologia, inicialmente prevista para Outubro último, estará disponível em duas versões, permitindo a escolha entre um único cd com os êxitos da formação sueca e o cd duplo que acrescenta raridades, versões em remix e lados b.

Paralelamente à actividade dos Cardigans, da qual se desconhecem demais novidades, a vocalista Nina Persson continua a alimentar o seu projecto A Camp, com o qual editará em breve um segundo disco, ainda sem data prevista.

Para já, resta recordar o trajecto dos nórdicos responsáveis por "Lovefool" e cujo Best Of conta com o seguinte alinhamento:

CD1:
Rise & Shine
Sick & Tired
After All...
Carnival
Daddy's Car
Lovefool
Been It
Losers
War
My Favourite Game
Erase/Rewind
Hanging Around
Higher
For What It's Worth
You're the Storm
Live and Learn
Communication
I Need Some Fine Wine and You, You Need to Be Nicer
Don't Blame Your Daughter (Diamonds)
Godspell
Burning Down the House (Tom Jones feat. The Cardigans)

CD2:
Pooh Song
After All... - Demo '93
I Figured Out - Demo '93
Laika
Plain Parade
Emmerdale
Carnival - Puck Version
Happy Meal I
Nasty Sunny Beam
Blah Blah Blah
Losers - Fist Try
Country Hell
Lovefool - Puck Version
War - First Try
Deuce
The Road
Hold Me - Mini Version
Hold Me
If There Is A Chance
For The Boys
(If You Were) Less Like Me
Slowdown Town
Give Me Your Eyes
Slow
Motim dos Black Lips aterra em Portugal
· POR · 10 Jan 2008 · 17:20 ·
São conhecidos por vomitar e urinar em palco, por beijarem-se e tocarem nus, e outras loucuras das quais o rock sente saudades. Os Black Lips regressam a Portugal, em Abril, depois de aparições no Barreiro Rocks, revelou ao Bodyspace Joaquim Durães, da promotora Lovers & Lollypops.

O quarteto de Atlanta, EUA, praticante de garage punk alucinado, toca a 21 de Abril, no Porto Rio, no Porto. Há ainda a hipótese, não confirmada, de um concerto em Lisboa, no dia anterior.
Michael Gira na ZDB em Fevereiro
· POR · 08 Jan 2008 · 14:30 ·
Michael Gira, outrora vocalista dos devastadores e fundamentais Swans e autor de notáveis discos a solo enquanto líder dos Angels of Light (banda na qual só ele é membro fixo), apresenta-se a 25 de Fevereiro na Galeria Zé dos Bois, em Lisboa.

O último disco dos Angels of Light, We Are Him, gravado com a ajuda dos Akron/Family (presença habitual nos discos do projecto), é mais cheio e diversificado do que os anteriores – há guitarras folk, trombones, um tema bluegrass, mas também tensão nervosa à Swans. Arriscamos dizer que é o melhor disco de Gira pós-Swans.

Na ZDB, Gira, que lidera também a Young God Records (Devendra Banhart, Lisa Germano, Akron/Family), vai estar acompanhado por Fabrizio Palumbo, membro dos italianos Larsen, músico que assegura também a primeira parte.
Phill Niblock e amigos em Serralves e Barcelos
· POR · 05 Jan 2008 · 18:01 ·
Phill Niblock, conhecido minimalista (na linha de La Monte Young, Tony Conrad e Charlemagne Palestine) e artista multimédia nova-iorquino, apresenta-se no Auditório de Serralves, no Porto, a 11 de Janeiro, e no Auditório Municipal de Barcelos, no dia seguinte, com dois outros artistas: Thomas Ankersmit (saxofone, sintetizador analógico) e Katherine Liberovskaya (artista de vídeo e multimédia).

A organização é da notável e resistente promotora portuense Esquilo. Ambos os concertos começam às 22h00.
Casa da Música dedica 2008 ao panorama musical nórdico
· POR · 04 Jan 2008 · 14:40 ·
É já amanhã que a Casa da Música inaugura o programa "Focus Nórdico", uma iniciativa que prevê um extenso leque de espectáculos e actividades cujo fio condutor é a composição nos países nórdicos. Após uma programação centrada, em 2007, na vizinha Espanha, a Casa da Música dedica pela segunda vez a sua temporada a um quadrante geográfico.

Os nomes escolhidos para representar esta mostra pretendem chegar a diversos públicos, atravessando géneros diversificados como a música clássica e erudita, o jazz (destaque para o regresso a Portugal do colectivo sueco Esbjorn Svensson Trio, no final do ano) e a música contemporânea derivada de raízes pop-rock. A programação detalhada é passível de ser consultada no site da Casa da Música (em www.casadamusica.pt).

Para amanhã estão ainda agendadas duas actividades paralelas às actuações ao vivo: a conferência "Norte Magnético/Norte Musical", com intervenções de especialistas, e a exposição "Compositores Nórdicos", que ficará patente até 27 de Janeiro.
Concerto de Radiohead na Current TV
· POR · 03 Jan 2008 · 00:48 ·
Uma hora com as canções do último e muito recomendável In Rainbows. É o que podem encontrar na Current TV (admirável projecto Web em que os utilizadores são os produtores de televisão), que transmitiu um concerto dos Radiohead durante a passagem de ano (disponível agora no site) para assinalar o lançamento do novo álbum em formato físico, dois meses de ser editado via Internet.

São os Radiohead no seu espaço de ensaios (ou assim parece) e noutras localizações - tudo telediscos instantâneos, de tão bem filmados. E há até um videoclip a sério: o de "Nude", também disponível no YouTube. Pura beleza em câmara lenta.

Parceiros