Agosto 2007
Novo álbum de Múm sem Kristin Valtysdottir
· POR · 29 Ago 2007 · 23:39 ·
Os islandeses Múm regressam aos discos após três anos de interregno. O sucessor de Summer Make Good será lançado a 24 de Setembro, constituindo o quarto disco da banda, que deixou de contar com Kristin Valtysdottir nas suas fileiras. Kristin, que era membro fundador dos Múm, anunciou a saída em Novembro do ano passado e prosseguiu, sob o nome de Kria Brekkan, com outros projectos, inclusivé em conjunto com Avey Tare (Animal Collective). Entretanto, o novo disco dos Múm já tem single cá fora. Trata-se de "They Made Frogs Smoke 'Til They Exploded". Podem ver o vídeo aqui aqui.

O alinhamento previsto é o seguinte:

01. Blessed Brambles
02. A Little Bit, Sometimes
03. They Made Frogs Smoke 'Til They Exploded
04. These Eyes Are Berries
05. Moon Pulls
06. Marmalade Fires
07. Rhuubarbidoo
08. Dancing Behind My Eyelids
09. School Song Misfortune
10. I Was Her Horse
11. Guilty Rocks
12. Winter (What We Never Were After All)
Cidade do Porto em grande na rentrée musical
· POR · 27 Ago 2007 · 19:59 ·
Há boas razões para estar no Porto em Outubro em Novembro, graças à promotora O Mouco. Assim, no dia 1 de Outubro o bar O meu Mercedes é Maior que o Teu actuam os norte-americanos Vague Angels, com os espanhóis Nueva Vulcano na primeira parte. Ainda no mesmo local, e no dia 29 de Outubro, actuam os obrigatórios Sea and Cake, com mais uma banda ainda por confirmar.

Para finalizar em beleza, no dia 5 de Novembro actuam também n'O meu Mercedes é Maior que o Teu os japoneses Acid Mothers Temple, nome fundamental da psicadélia dos anos 90 e do novo século, assim como da música marginal japonesa.
Animal Collective mostram videoclip de "Peacebone"
· POR · 23 Ago 2007 · 16:59 ·
Os Animal Collective, que se preparam para editar Strawberry Jam, o sucessor do maravilhoso Feels, mostraram recentemente ao mundo o videoclip do novo single do disco, intitulado "Peacebone". O vídeo pode ser visto no Youtube aqui. O clip teve como director Timothy Saccenti (www.timothysaccenti.com).

Relembre-se que Strawberry Jam será editado em Setembro pela Domino.
Heineken Paredes de Coura arranca na vila minhota
· POR · 12 Ago 2007 · 18:06 ·
Dentro de poucas horas arranca a edição 2007 do Festival Heineken Paredes de Coura na vila minhotas que todos aprendemos a associar à música. Hoje é o habitual dia de recepção (ao campista ou nem por isso), que é como quem diz o primeiro motivo para assistir a concertos. Hoje, no palco after hours, por volta das 22 horas, actuam os portugueses Sizo. A noite continua com a actuação dos Devotchka e dos Simian Mobile Disco, terminando com DJ FRA/Nitsa Club/Primavera Sound.

Nos três dias seguintes o festival arranca a sério com as actuações dos BabyShambles, M.I.A., Mando Diao, New Young Pony Club, Dinosaur Jr, New York Dolls, Mão Morta, Architecture In Helsinki, Spoon, Sonic Youth, Cansei de Ser Sexy, Peter, Bjorn & John, Electrelane, entre outros.
Lily Allen fora de Sagres
· POR · 11 Ago 2007 · 14:41 ·
É difícil não amá-la, é difícil não odiá-la. Ela não faz propriamente reggae, mas é difícil não pensar em reggae quando se ouvem as produções que Mark Ronson fez para ela em Alright, Still. Fazia felácios aos colegas de escola quando era muito nova e por isso foi expulsa. Diz muita coisa da cabeça para fora, para a imprensa e muita parvoíce e etc. É adorável e detestável ao mesmo tempo. É Lily Allen. E não vai ao Sagres Surf Festival por estar doente.
Morreu Tony Wilson
· POR · 10 Ago 2007 · 22:33 ·
O antigo apresentador de televisão, co-fundador da Factory Records e dono do Haçienda Club morreu em Manchester. Tinha passado o último ano a tratar um cancro. Vários músicos tinham-no ajudado monetariamente durante esse tratamento porque, tal como sempre disse e ficou gravado para sempre no filme 24 Hour Party People, nunca fez um cêntimo (ou penny) com os discos, "vítima" de contratos vantajosos para as bandas e não para ele. Este filme de 2001 é um relato semi-ficcional da história da Factory e do Haçienda Club realizado por Michael Winterbottom (com o comediante Steve Coogan a fazer de Tony Wilson, que exagerou muito do que realmente se passou),

A história dele e da Factory passou por Portugal nos anos 80, com a edição de Amigos em Portugal, um disco dos Durutti Column, pela Fundação Atlântica, a editora de, entre outros, Miguel Esteves Cardoso. Por causa de problemas de dinheiro (ou da falta dele), o lançamento foi marcado por uma animosidade de Tony Wilson contra os portugueses, entre mal-entendidos e querelas com a editora portuguesa.

A Factory era a editora de gente com os Joy Division, os Durutti Column ou os Happy Mondays. O Haçienda Club foi o epicentro da cena de Madchester. As técnicas de negócios mal-sucedidas para o próprio de Wilson foram tão importantes na criação da lenda da Factory quanto as produções de Martin Hannett e as capas de Peter Saville.
Sigur Rós lançam compilação com raridades
· POR · 05 Ago 2007 · 00:33 ·
Além de lançarem no próximo dia 5 de Novembro um filme gravado na Islândia (com imagens de concertos, entre outras coisas) - intitulado Heima, os Sigur rós preparam-se para lançar uma compilação dupla com algum material inédito, conta o NME. O disco chama-se Hvarf-Heim e é editado no mesmo dia 5 de Novembro. O primeiro CD inclui 3 temas inéditos e uma versão bastante distinta de "Von". O segundo CD faz-se de versões acústicas de alguns dos melhores temas dos islandeses. O alinhamento do disco é o seguinte:

Hvarf

Salka
Hljomalind
I Gaer
Von

Heim

Samskeyti
Staralfur
Vaka
Agaetis Byrjun
Heysatan
Von
Devendra Banhart em português
· POR · 01 Ago 2007 · 10:49 ·
A fixação do trovador de cabelo comprido pela Língua Portuguesa está bem documentada. Lembre-se Cripple Crow e 2005, que tinha uma "Santa Maria da Feira" que continha uma frase muito memorável: "Comendo pêra (?) en Santa Maria De La Feira". Depois, há as obsessões por bandas como Os Mutantes e cantores como Caetano Veloso, que se traduzem agora em "Rosa", nova canção que foi posta no MySpace do norte-americano. Dominada por um piano com eco, percussão esparsa e duas vozes algo discretas e muito distantes (no fim são multiplicadas e abafadas), a letra é exclusivamente em português e fala de uma "estranha Rosa". É um dueto com Rodrigo Amarante, da recentemente defunta banda brasileira de indie rock Los Hermanos.

Também há "Tonada Yanomanimista", uma canção de rock psicadélico nova, são os dois primeiros vestígios de Smokey Rolls Down, o próximo disco do amigo de Lindsay Lohan com uma apetência por não tomar muito banho , a sair em Setembro. Até lá, novas canções serão postas no MySpace todas as sextas-feiras. Bom começo.

Parceiros