Staub Quartet: uma casa que ganha cor
· POR Fernando Gonçalves · 23 Fev 2017 · 12:35 ·


Os quatro (Carlos "Zíngaro", Marcelo dos Reis, Hernani Faustino e Miguel Mira) deixaram a luz entrar na sua “casa” redecorando-a sob o cognome de House Full Of Colors, disco de estreia dos Staub Quartet que acaba de rasgar as trevas.

Gravado ao vivo em Setembro de 2015 durante uma actuação do quarteto luso no Salão Brazil (Coimbra, House Full Of Colors é a tentativa, experimental na sua génese, de traduzir a cor em música através do violoncelo, guitarra acústica, violino e contrabaixo. Fiquem com “Knots Of Light”, faixa retirada a House Full Of Colors.

O Gnu vai nu
· POR Fernando Gonçalves · 23 Fev 2017 · 11:56 ·


Vai nu, sem medo e com um álbum em cima do dorso. Falamos do colectivo lisboeta de música electrónica instrumental Gnu Vai Nu, que sem receio dos ditames da populaça e depois de baptizado, atentou o destino e meteu as patas ao caminho para criar, gravar, misturar e promover o seu primeiro extended-play Platronic.

Durante muito tempo os Gnu Vai Nu quiseram mas não se lembraram, que é como quem diz, entregaram-se à preguiça dos dias enquanto sonhavam criar aquilo que, depois de se atirarem ao mundo e vencerem a cobardia de que os próprios se acusam, lançarem-se nos braços de Platronic. Fiquem com Platronic na integra.

Uma Travessa em corrupio
· POR Fernando Gonçalves · 21 Fev 2017 · 23:54 ·


Justificado e alimentado pelo aproximar do lançamento do extended-play de estreia dos Travessa do Corrupio A Vida (O Início). A estreia da banda nas lides discográficas, movida a jazz, música clássica, rock e folk, está marcada para o começo do segundo semestre e dá-se a conhecer através do primeiro single, que também empresta o nome ao EP, “A Vida (O Início)”.

Fiquem com esta “Travessa que fica bem no centro do Corrupio que é a vida” e o seu “A Vida (O Início)”.

Ride: música nova 20 anos depois
· POR Fernando Gonçalves · 21 Fev 2017 · 23:52 ·


“Charm Assault” assim se chama esta verdadeira lança no deserto apresentada pelos Ride. O tema é o primeiro single a ser ejaculado do novo registo de originais, ainda sem nome, da banda britânica com estreia prevista para o próximo Verão.

Se mais delongas fiquem com “Charm Assault” pela mão dos quatro Ride. Para ouvir e ouvir de novo aqui em baixo.

Lisboa Dance Festival 2017: casa ocupada, horários à porta
· POR Fernando Gonçalves · 21 Fev 2017 · 23:51 ·
Jessy Lanza © Tim Saccenti

Depois do line-up completamente definido, chega a hora de se dar a conhecer o horário das respectivas entradas em cena do magote de artistas convidados para a edição de 2017 do festival alfacinha dedicado à música electrónica e seus sucedâneos.

O toque de partida será a 10 de Março, a partir das 19h30 na KIA RIO Room @ The Dorm, com a actuação de Vitor Belanciano Pinheiro B2B Davide enquanto o fecho do festival estará a cargo de George Fitzgerald na Fábrica XL a partir das 02h00 de dia 12 de Março. Pelo meio passarão nomes como os de Jessy Lanza, Mai Kino, Hercules & Love Affair ou Marcel Dettmann. Horários completos aqui.

Pelo meio, quem de dispuser a pagar os 45 euros (50 a partir de dia 1 de Março) ou os 30 de bilhetes diário, poderá, para além da música, encontrar (ou não) paz de espírito nas Talks ou no Market. Nos dias de Lisboa Dance Festival, as bilheteiras estão abertas das 16h30 às 03h00 (dia 10) e das 14h00 às 03h00 (dia 11). Fiquem com “Oh No” de Jessy Lanza.

Tremor: sismógrafos anotam pico de confirmações
· POR Fernando Gonçalves · 21 Fev 2017 · 23:48 ·
 
A pouco mais de um mês e meio do início da actividade sísmica na ilha de São Miguel, o festival Tremor começa a fechar o cartaz para a sua 4ª edição a realizar entre os dias 4 e 8 de Abril. Assim, nesta recta final, a organização acaba de confirmar os nomes de Drinks (Cate Le Bon e o líder de White Fence Tim Presley, na foto), K-X-P, Jacco Gardner, Manu Louis, DJ Fitz, Stone Dead, Coelho Radioactivo, Vive Les Cônes, DJs La Flama Blanca, Violet x Photonz, Silicon Seeds e o regresso da Escola de Música de Rabo de Peixe.

A lotação do festival está limitada a 1500 pessoas com os bilhetes a custarem entre 25 euros até ao dia 3 de Abril e daí para a frente a situarem-se nos 30. Fiquem com os Drinks e esta “Hermits on Holyday”.

azul-revolto de olhos firmes no dancefloor
· POR Fernando Gonçalves · 21 Fev 2017 · 23:46 ·


Nascido para os dancefloor, aí está o novo EP do projecto azul-revolto, do português Hugo Barão, que terá o selo da londrina Algebra Records.

Depois de lançar Soma em 2016, o produtor lisboeta começa 2017 com Livid, tomo multidisciplinar que gira entre o industrial lo-fi e elementos electrónicos que se perfilam num Futuro espacial. Fiquem com Livid, na integra aqui e agora.

Raster-Noton celebra 20 anos
· POR Paulo Cecílio · 21 Fev 2017 · 23:42 ·
 
A alemã Raster-Noton, editora responsável por alguns dos discos mais essenciais da música electrónica experimental dos últimos anos, celebra 20 de existência e irá celebrá-los com um livro e uma compilação. source book 1 conta a história da label 400 páginas, incluindo também o vasto catálogo que vai de 1996 a 2006, e uma entrevista com os seus mentores - nomeadamente Olaf Bender, que assina a sua música como Byetone.

O livro está disponível numa edição limitada a 1000 cópias e o seu design permite alterar ou acrescentar o material ali contido, no futuro. Com ele virá archiv 4, CD que reúne temas de artistas como Alva Noto (na foto), o próprio Byetone, Kangding Ray ou Emptyset, entre outros. Será publicado a 17 de Março.

Fugly e Nooj, em Braga
· POR Paulo Cecílio · 21 Fev 2017 · 23:40 ·
Fugly © Mariana Vasconcelos

É muito provavelmente o evento do ano - única e exclusivamente à pala do cartaz, talvez o melhor de sempre de um concerto em Portugal. E as bandas também são castiças.

No próximo dia 25 de Fevereiro, Os Fugly e os Nooj passarão por Braga, mais concretamente pelo Sé La Vie, para descargas atrás de descargas de rock bruto, naquela que será mais uma noite organizada pela Bazuuca. A festa começa pelas 22h30 e saibam mais aqui.

CAIO e Sallim, em Alvalade
· POR Paulo Cecílio · 21 Fev 2017 · 23:39 ·

 
O Popular Alvalade, em Lisboa, receberá, no próximo dia 2 de Março, noite dupla com a presença de CAIO (João Santos, na foto) e Sallim, que ali apresentarão as suas canções, de guitarra e voz, o primeiro sustentando-se em Desassossego e a segunda em Isula, ambos de 2016.

O concerto está agendado para as 22 horas e o preço dos bilhetes cifra-se nos 4 euros. Para mais informações clicar aqui.

Valerie June: chegou a hora de colher
· POR Fernando Gonçalves · 21 Fev 2017 · 16:23 ·


A semente foi plantada há quase uma década, pelo menos no que a algumas músicas diz respeito, e, agora, chegou a altura de colher os frutos desse trabalho. Dia 10 de Março a norte-americana dos dreadlocks irá lançar o seu novo disco de originais The Order Of Time, álbum que começou a ser pensado há mais de dez anos e que finalmente desabrochará.

Desta inexorável marcha do tempo chamada The Order Of Time acaba de estrear “Shakedown”, tema de avanço que poderão ouvir a partir de agora.

Em Março vamos com o norte-americano Daniel Martin Moore ao Café au Lait (Porto)
· POR André Gomes · 21 Fev 2017 · 14:57 ·
© Sofia Miranda

BODYSPACE AU LAIT:
Daniel Martin Moore
 
Café au Lait, Porto
14 de Março, terça-feira
22h00
 
Entrada livre
 
Depois de receber a maqueta de Daniel Martin Moore por correio, o prestigiado e sempre certeiro selo da Sub Pop (o mesmo que abriu a casa aos Nirvana, Death Cab For Cutie ou Built to Spill) não demorou a incorporar no seu catálogo o talentoso cantautor norte-americano e a editar Stray Edge, o seu magnífico álbum de estreia. Tanto nos seus trabalhos a solo publicados até aos dias de hoje, como nas suas colaborações sublimes com Ben Sollee (Dear Companion) e Joan Shelley (Farthest Field), Moore tem-se revelado como um dos mais enigmáticos escritores de canções dos tempos mais recentes. Artista de uma honestidade profunda, dono de uma voz que fica na memória, Daniel Martin Moore apresenta-se ao vivo em Portugal para mostrar em palco Turned Over To Dreams, uma nova colecção de maravilhosas canções na melhor tradição folk norte-americana americana e com a elegância bem característica do seu autor. Um concerto absolutamente imperdível.
“Um Jack White depois” Scout Paré Phillips volta aos discos
· POR Fernando Gonçalves · 21 Fev 2017 · 12:02 ·


Dois anos depois do lançamento do seu primeiro álbum a solo Heed the Call, disco que captou a atenção de Jack White e o levou a gravar Lazaretto com Phillips, a nova-iorquina está de volta com Door Left Open, disco com estreia prevista para dia 21 de Abril.

A elevada proficiência no domínio dos instrumentos (auto-harpa, guitarra barítono, teclas e violoncelo a título de exemplo) combinada com a sua voz soprano criaram um álbum que navega entre o “velho folk” e o mais contemporâneo dos actos musicais apimentados pela electrónica. Fiquem com o single que dá nome ao álbum, “Door Left Open”.

Herbie Hancock no Mimo Festival Amarante
· POR André Gomes · 21 Fev 2017 · 11:15 ·


A segunda edição do festival MIMO realiza-se entre os dias 21 e 23 de Julho em Amarante. E já tem a sua primeira confirmação. Herbie Hancock actuará no festival num concerto exclusivo em Portugal.

O músico norte-americano encontra-se a gravar um novo álbum com o produtor Terrace Martin (Kendrick Lamar / Snoop Dogg), que o irá acompanhar ao vivo no saxofone e nos teclados, a par do guitarrista Lionel Loueke, do baterista Vinnie Colaiuta e do baixista James Genus.

Jane Weaver tem novo disco; aí está o primeiro single
· POR André Gomes · 21 Fev 2017 · 11:02 ·


Hoje é o dia de anunciar o novo disco da britânica Jane Weaver. O registo vindouro chama-se Modern Kosmology e será editado a 19 de Maio com o selo de confiança da Fire Records.

O press release do disco anuncia o que aí vem (mesmo assim em inglês; traduzindo perderia metade da piada): "Here we find a model student of second-hand Kraut-rock, female punk, hard-subbed new-wave, synthesiser skip-finds and unpronounceable worldly feminine pop who's finally reached her eureka moment.". Ouçam o single "Slow Motion", em rigoroso exclusivo nacional, aqui em baixo.


Parceiros