LEYYA: da Áustria, com solo de bateria
· POR André Gomes · 17 Nov 2017 · 12:08 ·
© Gabriel Hyden

São um duo austriaco. Chamam-se LEYYA e acabam de lançar um single delicioso com um nome delicioso: "Drumsolo". O tema tem até ali uma partezinha que, com jeitinho, se poderia considerar um solo de bateria. E tudo.

O disco de estreia chama-se Sauna e será lançado a 26 de Janeiro via +1 Records / LasVegas Records. O disco dos vencedores do prémio musical mais estimado da Áutria, o Amadeus Music Award, deverá estar cheio de coisas pop electrónicas viciantes como esta que podem ouvir aqui em baixo.

Um primeiro, grande, vislumbre sobre Molly
· POR Fernando Gonçalves · 17 Nov 2017 · 10:47 ·


Pós-rock cheio de intenção, ambiente experimental e dreamy shoegaze, tudo isto cabe dentro de “Glimpse”, simultaneamente faixa de apresentação e nome do primeiro trabalho (edição a 1 de Dezembro) dos austríacos Molly.

Nove minutos de música que pintam uma tela de interrogações pinceladas a ansiedade e nostalgia. O que é nascer e crescer nesta era, eis a resposta pelos Molly em “Glimpse”.

O Nosso Querido Figueiredo
· POR Fernando Gonçalves · 17 Nov 2017 · 10:44 ·


Ele é Matheus, veio de Porto Alegre e faz música. Durante dez anos manteve-se longe dos escaparates ficando-se pelas gravações caseiras até que surge Juventude.

“Pop lo-fi, rudimentar e caseiro”, é como Matheus nos apresenta o seu álbum de estreia Juventude, um lar de sintetizadores digitais, linhas de baixo e baterias electrónicas dão corpo a catorze temas onde a ansiedade e a existência são questionadas de forma intensa e profunda. Profundidade para ouvir na íntegra a partir de agora.

Eis o regresso de Patrick Watson antes do regresso
· POR Fernando Gonçalves · 17 Nov 2017 · 10:38 ·


Meninas e meninos, eis o regresso de Patrick Watson. O músico canadiano acaba de lançar ao mundo “Broken”, solitário tema que serve de aperitivo ao novo álbum do cantor cuja estreia está aprazada para 2018.

Espécie de homenagem, de acordo com Watson, “às tempestades por que todos passamos”, “Broken” foi gravada em Montreal e aparece com um vídeo em que a realização esteve a cargo do português Pedro Pires.

48h para The Fall
· POR Paulo Cecílio · 16 Nov 2017 · 16:15 ·


Quando alguém disser que o rock morreu, apontem-lhes os The Fall. Sim, já têm mais de quarenta anos de carreira, e sim, continuam a soar melhor que a puta da tua banda de merda. A banda de Manchester e do lendário Mark E. Smith aterra este sábado no Porto para um concerto que servirá para apresentar New Facts Emerge, o seu novo álbum, editado este ano e o 30º e tal do currículo - são tantos e tão bons que já nem dá para acompanhar.

O concerto está marcado para as 21h no Hard Club, os bilhetes custam 22€ e a primeira parte estará a cargo dos 10 000 Russos, acabadinhos de chegar de uma tournée europeia. E o Joca descreveu melhor a coisa, no inescapável Facebook: «Faltam 48 horas para abrir para o mano que devia ter ganho o Nobel da Literatura». Belo.

Luzes, câmara, Actress
· POR Paulo Cecílio · 16 Nov 2017 · 16:13 ·


É já hoje que Darren Cunningham, vulgo Actress, aterra em Lisboa para um concerto no Musicbox que servirá para apresentar o techno de AZD, álbum que editou este ano.

Depois de um espectáculo abortado na edição deste ano do Urban Routes, Cunningham aterra na capital armado com alguma da melhor música electrónica que eu ouvi e vocês ouviram nos últimos tempos, especialmente indicada para quem sofre nos subúrbios. Actress colocar-se-à atrás dos pratos a partir da meia-noite e os bilhetes custam 15€.

Starcrawler despacham álbum de estreia
· POR Paulo Cecílio · 16 Nov 2017 · 16:08 ·


Para alguma boa gente, os Starcrawler são uma das mais excitantes bandas rock da actualidade, isto partindo do princípio que esta gente nunca ouviu os 800 Gondomar. A banda norte-americana irá editar o seu disco de estreia, homónimo, pela Rough Trade no próximo dia 19 de Janeiro, tendo antes disso partilhado um vídeo para "I Love LA", cidade onde nasceram e cresceram e onde se formaram como tantas outras bandas rock - na adolescência.

Descritos como uma fusão entre Yeah Yeah Yeahs, Runaways, Alice Cooper, Cramps e Ozzy Osbourne, os Starcrawler foram gravados por Ryan Adams e já tiveram a bênção de Elton John (ok), Dave Grohl (não tão ok) e Gerard Way (foda-se.). Starcrawler, o disco, conterá dez faixas e antecede uma digressão pelos Estados Unidos.

Awwz mostra "Bounce back" com Demmy Sober
· POR André Gomes · 16 Nov 2017 · 11:59 ·


A espanhola Awwz mostrou recentemente o seu novo single, "Bounce back", que teve como colaboração a voz de Demmy Sober. O vídeo, que podem ver ali em baixo, é, vá lá, ousado.

No próximo dia 26 de Novembro a produtora de Barcelona fará parte do cartaz do Sónar Buenos Aires 2017, num cartaz onde figuram Sigur Rós, Daniel Melero e Gilles Peterson, entre outros.

Goat Girl têm novo tema
· POR Fernando Gonçalves · 16 Nov 2017 · 11:11 ·


“Cracker Drool” é o seu nome e fará pandan no single do mesmo nome com o lado B “Scream” cuja estreia acontecerá no dia 8 de Dezembro.

Produzido por Dan Carey (Bat For Lashes, Kate Tempest) e com realização de CC Wade, eis o vídeo para “Cracker Drool”.

Kyle Craft: uma autobiografia em álbum
· POR Fernando Gonçalves · 16 Nov 2017 · 11:06 ·


A entrada, pela primeira vez, nos escritórios da editora Sub Pop, as escapadelas para a sala de piano de uma igreja baptista no Louisianna ou a guitarra que a sua mãe lhe ofereceu enquanto puto, tudo isto foi inspiração para aquele que será o segundo álbum da carreira do sulista Kyle Craft, Full Circle Nightmare.

Com estreia marcada para dia 2 de Fevereiro do próximo ano, o novo trabalho deste trovador contemporâneo afirma-se como a banda-sonora rock/blues para uma vida não linear em que o desejo e a vontade de fazer música se sobrepuseram a tudo o resto. Desta espécie de caleidoscópio existencial acaba de ser subtraído o single “Heartbreak Junky”.

Aires ao natural
· POR Fernando Gonçalves · 16 Nov 2017 · 10:57 ·


Salvo seja. Aires, moniker do madeirense Vítor Bruno Pereira, tem novo álbum. Naturalismo apresenta-se como uma manifesto sobre experimentalismo em três atos/temas em que se cruza a “aspereza do noise com a melancolia e rendição anímica do ambiente electrónico”, como o descreve o camarada escriba.

Sem mais delongas, eis o som e a fúria por Aires e o seu manifesto naturalista, para oyuvir aqui em baixo na íntegra.

PicaPica, mas não morde
· POR André Gomes · 15 Nov 2017 · 17:54 ·


A Rough Trade Records tem o prazer de apresentar e nós temos o prazer de ouvir. Vem aí o EP de estreia dos PicaPica - isso mesmo -, um registo que terá como título Spring & Shade. O disco estará cá fora no dia 8 de Dezembro.

Os PicaPica são a reunião das vozes de Josienne Clarke e Samantha Whates com a música de Adam Beattie e Sonny Johns. Já é possível ouvir uma canção desse EP, a adorável e delicada "Small Time/Secret". Acontece tudo aqui em baixo.

Ducking Punches em Portugal
· POR Paulo Cecílio · 15 Nov 2017 · 17:32 ·


Os Ducking Punches, basta oriunda de Norwich e com raízes no punk e na folk, irão estrear-se em Portugal no final do mês com o seu último álbum, Fizzy Brain, na bagagem. A acompanhá-los estarão os We Bless This Mess, numa mini-digressão de três datas que percorre o continente de norte a sul.

A estreia absoluta está marcada para o dia 29 de Novembro, no Café Au Lait (Porto), seguindo-se o Stairway Club, em Cascais, no dia seguinte e o Bar Bafo de Baco, em Loulé, no dia 1 de Dezembro. Mais através deste link.

A metamorfose de Mark Fell chega a Serralves
· POR Paulo Cecílio · 15 Nov 2017 · 17:19 ·


Mark Fell, nome cimeiro da música de dança que não se dança, irá estar no Museu de Serralves, no Porto, entre os dias 23 e 26 de Novembro para apresentar Intermetamorphosis, série de trabalhos encomendados por aquele espaço e que, citamos, «consideram a estratificação e interacção de sistemas técnicos e interpessoais».

A peça central desta série será uma obra performativa com o bailarino e coreógrafo norte-americano Justin Kennedy, e o músico colaborará também com o Drumming - Grupo de Percussão numa peça «que revisita uma colecção de metalofones microtonais originalmente desenvolvidos pelo compositor Iannis Xenakis para a obra Pléïades». No Passos Manuel, também no Porto, serão ainda exibidas algumas das suas obras no campo da imagem em movimento, i.e. filmes. Saibam tudo aqui.

Ministerium cumpre cinco anos de vida
· POR Paulo Cecílio · 15 Nov 2017 · 17:14 ·


Vá, mais aniversários! Porque quem faz anos em Dezembro só pode ser a melhor pessoa do mundo. Bem, neste caso (e nos outros) não é uma pessoa, mas um clube. Especificamente o Ministerium, em Lisboa, que cumprirá no próximo dia 2 de Dezembro cinco anos de vida e, para tal, convidou uma série de DJs e produtores para fazer a festa.

O destaque vai para o francês Dyed Soundorom (na foto), fundador da Apollonia, sendo que por ali passarão, também, João Maria, Kaesar, Mary B e Elless & Benn. Tudo o que precisarão de saber está aqui.

Parceiros