A Bloop já não vai à piscina
· POR Fernando Gonçalves · 25 Mai 2018 · 11:42 ·


Devido às condições meteorológicas para o próximo fim-de-semana, a organização da matinée Bloop Recordings viu-se obrigada a mudar o local do evento da piscina d'Os Belenenses para o Lisboa ao Vivo (LAV) em Marvila.

No que toca ao programa, tudo se manterá igual com as confirmações Apollonia, Magazino e Cruz a continuarem confirmadas, bem como o horário do festim que, tal como já noticiamos, vai das 13 horas (com churrasco e bar aberto até às 15 horas) e prolongam-se até às 22. Último ponto, e porventura, o mais importante. De modo a compensar a mudança de local, a Bloop vai oferecer a cerveja até às 17 horas.

The Vera Jonas Experiment: a Last Song libertadora
· POR Fernando Gonçalves · 25 Mai 2018 · 11:39 ·


Dois anos depois de terem lançado Now!, álbum que ganhou o prémio de disco do ano húngaro na categoria Indie/Alternative, os magiares The Vera Jonas Experiment liderados pela guitarrista/letrista/vocalista Vera Jónás estão de volta com o single “Last Song”.

Nas palavras da própria Vera, “Last Song”, é uma espécie de terapia, um tema onde ela toca uma vez mais, e pela última vez, num assunto privado que a prendia numa prisão muito particular. Após a escrita da canção, os muros dessa prisão particular desabaram e soltou-se esta “Last Song” com que, de seguida, vos deixamos:

10º Festim revela cartaz completo
· POR Fernando Gonçalves · 25 Mai 2018 · 11:38 ·


La Caravane Passe (França), Boban Markovic Orkestar (Sérvia), Pascuala Ilabaca y Fauna (Chile), Orchestre Poly-Rythmo de Cotonou (Benim), La Yegros (Argentina), Waldemar Bastos (Angola) e Omar Souleyman (Síria) “são” o cartaz do 10º Festim – Festival Intermunicipal de Músicas do Mundo que decorrerá de 22 de Junho a 26 de Julho nos concelhos de Águeda, Albergaria-a-Velha, Sever do Vouga, Estarreja, Ílhavo e Oliveira de Azeméis.

Em relação a bilhetes, podem encontrar informação aqui. Aqui em baixo podem ouvir o sírio Omar Souleyman a ser boss.

LUMP: escalpelizar a contemporaneidade sem piedade
· POR Fernando Gonçalves · 25 Mai 2018 · 11:35 ·


Quando numa estival noite de Junho de 2016 Laura Marling e Mike Lindsay (Tunng and Throws) se encontraram pela primeira vez, o duo estava longe de imaginar que, dois anos depois estaria prestes a lançar um álbum colaborativo.

A vida dá voltas e as novas composições de Lindsay precisavam de uma vocalista. O resto é LUMP, disco homónimo que estreia dia 1 de Junho do qual acaba de sair o single “Late To The Flight”. Tal como as restantes faixas do disco, este tema trespassa a contemporaneidade deixando a nu o absurdo do individualismo e aquilo que parece ser a busca incessante de sentido para a vida do ente presente.

Liars dão corpo a banda-sonora
· POR Fernando Gonçalves · 25 Mai 2018 · 11:34 ·


Depois de oito álbuns de estúdio, o último dos quais lançado no ano passado (TFCF), os Liars acabam de anunciar o lançamento de 1/1, primeira banda-sonora original da banda, para o dia 20 de Julho.

Três dias antes estreia “1/1”, filme realizado por Jeremy Phillips que serve de aconchego à primeira aproximação cinematográfica dos Liars e que submerge o espectador na mente da jovem Lissa e das suas lutas internas com o amor, a perda, o sexo e as drogas nas profundezas da Pennsylvania rural. Concebida logo após o lançamento do álbum Mess (2014), numa altura em que Aaron Hemphill ainda fazia parte da banda, 1/1 assenta, sobretudo, numa base electrónica que faz pandã com os recursos tecnológicos utilizados na concepção e gravação do filme. Fiquem com a primeira amostra de 1/1 no corpo do tema “Liquorice”:

Aline Frazão vai segura - e com single novo
· POR André Gomes · 25 Mai 2018 · 11:24 ·


O dia não está propriamente bonito, todos sabemos. Mas há coisas que vão contribuindo para o melhorar. E uma nova canção de Aline Frazão é certamente um bom contributo.

Está aí o primeiro single do novo disco da cantora angolana, que tem lançamento marcado para Setembro de 2018. O disco vai chamar-se Dentro da Chuva e o single foi baptizado de "Peit ta Segura". Desfrutem aqui em baixo.

Lazy Sessions vão tão a Braga
· POR Fernando Gonçalves · 24 Mai 2018 · 14:36 ·


Nascidas e alimentadas no Jardim das Virtudes portuense, as já afamadas Lazy Sessions vão, no próximo mês de Junho, apanhar a A3 para uma curta viagem que as leve até Braga.

A itinerância revelar-se-á tripla com sessões nos dias 16, 23 e 30 de Junho no Parque de Guadalupe, São Victor – Braga, com a curadoria de, respectivamente, Adolfo Luxúria Canibal, Branko e Manel Cruz. Sob a alçada do maestro dos Mão Morta, o parque situado no Monte de Guadalupe receberá, dia 16, os bracarenses FERE e Dead Men Talking, enquanto a tarde/noite de São João será animada por Dona Carioca, Victor Torpedo, Quadra e intermezzos provenientes da mesa de Dj Terzo.

Quando a sardinha for passado no estômago e o tinto se afigurar como o fiel amigo da madrugada, a curadoria Branko- Enchufada na Zona oferece o caldo de verde música com os Djs e produtores PEDRO e Rastronaut. Last but not the least, a fechar o mês, Manel transporta na sua cruz Lazy Faithful e os HITCHPOP, nomes que, nas palavras de Manel Cruz, “soam bem pra carago”. A entrada é totalmente gratuita.

Le Guess Who? anuncia primeiros nomes
· POR Paulo Cecílio · 24 Mai 2018 · 14:31 ·


O festival holandês Le Guess Who? irá cumprir este ano a sua 12ª edição e acaba de anunciar os primeiros nomes que farão parte do cartaz.

Vashti Bunyan, The Breeders, Lydia Lunch, Psychic Ills, Mudhoney e The Art Ensemble of Chicago são alguns dos principais destaques de uma programação que contará com as curadorias de Devendra Banhart, Asia Argento, Moor Mother e Shabaka Hutchings, e que ocupará a cidade de Utrecht entre os dias 8 e 11 de Novembro. Os passes gerais já se encontram à venda e custam 117,50€ até ao dia 7 de Junho. Mais aqui.

CRIATEK avança para a segunda edição
· POR Paulo Cecílio · 24 Mai 2018 · 14:30 ·


O CRIATEK - Criatividade Digital e Tecnologia é um festival que une a arte digital à tecnologia, e cuja segunda edição se irá realizar entre os dias 30 de Maio e 2 de Junho, em Aveiro.

Ocupando vários locais dessa mesma cidade, o CRIATEK propõe-se «construir pontes entre Arte, Tecnologia e Criatividade e levar o público a interagir com as obras, como elemento participante e parte das peças apresentadas», conforme explicado em press release.

Entre os artistas convidados estão João Martinho Moura e António Rafael (na foto), que irão apresentar a performance NaN:Collider já esta sexta-feira, no Teatro Aveirense, no warm up do festival, André Gonçalves, Maotik, Daniel Iregui, Martin Messier, Rudolfo Quintas e Lloyd Cole, este último em formato electrónico. Todos os eventos serão de entrada gratuita e limitados à lotação dos espaços. Saibam mais aqui.

Sorry, not sorry
· POR Fernando Gonçalves · 24 Mai 2018 · 11:30 ·


O ano ainda mal vai a meio e os Sorry já têm muito que contar. Depois dos lançamentos do single “2 Down 2 Dance” e da mixtape Home Demo/ns Vol II, os britânicos acabam de lançar um novo single.

A pérola dá pelo nome de “Showgirl” e foi produzida por Frank Ocean e James Blake. Ouçam a coisa aqui em baixo, claro está.

Kristin Hersh anuncia novo álbum
· POR Fernando Gonçalves · 24 Mai 2018 · 11:28 ·


O disco chama-se Possible Dust Clouds e tem saída prevista para o dia da implantação da República portuguesa, 5 de Outubro.

Com edição a cargo da Fire Records, o novo álbum da americana acaba de dar à luz o single “LAX”, tema para ouvir de seguida:

Baba Stiltz: primeiro vislumbre do novo EP
· POR Fernando Gonçalves · 24 Mai 2018 · 11:27 ·


O sueco de ascendência filipina Baba Stiltz acaba de anunciar o lançamento do primeiro EP pela sua nova editora, XL Recordings.

O extended-play dá pelo nome de Showtime e será editado no próximo dia 8 de Junho trazendo consigo um conjunto de temas gravados pelo sueco ao longo dos últimos anos. Entre elas está “Maze”, tema que serve de antecipação ao que está para chegar em Junho. Fiquem com “Maze”:

Primeiras confirmações no Rock Nordeste 2018
· POR Fernando Gonçalves · 24 Mai 2018 · 11:25 ·


Bonga, Enchufada na Zona, Mazgani, Surma e First Breath After Coma + Banda de Música de Mateus são as primeiras confirmações anunciadas para a edição de 2018 do Rock Nordeste, festival que se realiza no Parque Corgo, margem esquerda do Rio Corgo, e no Auditório Exterior do Teatro de Vila Real nos dias 15 e 16 de Junho.

Para além das confirmações propriamente ditas, a quinta edição do festival transmontano traz consigo a introdução no line-up de música proveniente do universo da lusofonia, de que Bonga é o primeiro vislumbre. A entrada é totalmente gratuita.

Sabes se o Pablo vem?
· POR Paulo Cecílio · 24 Mai 2018 · 11:23 ·


Atenção, fãs de house de quarto: Project Pablo anunciou um novo disco. O bom do Pablo, que na verdade se chama Patrick, irá editar Come To Canada You Will Like It no próximo dia 22 de Junho, através de uma nova editora, a Verdicchio Music Publishing.

O disco versa sobre os motivos que levaram o Cristiano Pereira a mudar-se para aquele país e, também, sobre «a procura de um equilíbrio entre o campo e a cidade» (sendo que todos nós sabemos que o campo é melhor. De longe). Para já, há "Fine Match" para ouvir e um concerto a ir: é que o produtor passará esta sexta-feira pela pista do Lux. Podendo...

O busílis é: eu adoro bolos (e o mar)
· POR Paulo Cecílio · 24 Mai 2018 · 11:21 ·


É já no próximo domingo que os The Sea And Cake passarão pela Galeria Zé dos Bois, em Lisboa, para apresentar o seu novíssimo trabalho, Any Day, acabadinho de editar.

A banda norte-americana irá subir ao palco do aquário a partir das 22h, estando os bilhetes à venda por 15€. Se for preciso dizer mais alguma coisa, é porque vocês não gostam verdadeiramente da banda. Mas podem começar por aqui.

Parceiros