Joan Shelley: está aí o novo disco
· POR André Gomes · 27 Abr 2017 · 12:41 ·
© Ebru Yildiz

O novo disco de Joan Shelley está mesmo aí à porta. Mas antes que isso aconteça, a NPR decidiu disponibilizar as suas canções em streaming para que o tempo de espera se torna um pouco mais suportável. Podem ouvir Joan Shelley ali em baixo.

O sucessor de Over and Even foi gravado com Jeff Tweedy (dos Wilco), que produziu e tocou estas canções. O disco conta igualmente com a colaboração de Nathan Salsburg, parceiro habitual de Joan Shelley nestas andanças. 

Rão Kyao: “Sonho de uma noite de Verão” revisto e aumentado
· POR Fernando Gonçalves · 27 Abr 2017 · 00:21 ·


Há quem navegue na maionese e há quem, como Rão Kyao, que se dedique a aventuras numa mais filosófica alma. Aventuras da Alma é o nome do novo registo de originais de Rão Kyao que estará disponível a partir de dia 12 de Maio.

Onírico, essencialmente onírico, este Aventuras da Alma parte em viagem por “uma noite de Verão” shakespeariana passada numa festa de aldeia tipicamente lusa onde Lele (espírito feminino da Natureza na mitologia romana) deambula na mesma floresta de Dáfnea (ninfa do Loureiro de acordo com a mitologia grega) ou do gigante “hinduísta” Daítia. Deste sonho (só possível graças a gnomos, a duendes e à flauta de Rão Kyao) ainda não temos singles que se apresentem, restando-nos deixar-vos com este “Fado das Canas”.

Silva a caminho do SBSR
· POR Fernando Gonçalves · 27 Abr 2017 · 00:19 ·


Depois de Seu Jorge e do seu espectáculo de tributo a David Bowie terem sido confirmados no line-up da próxima edição do SBSR (Super Bock Super Rock) chegou a vez de um outro brasileiro lhe fazer companhia. Trata-se de Silva, músico que vai actuar no palco EDP no mesmo dia (15 de Julho) de Seu Jorge.

Se Seu Jorge vai cantar o seu amor por David Bowie, Silva encarregar-se-á de o fazer a Marisa Monte através do seu último trabalho discográfico Silva Canta Marisa Monte, álbum em que dá novas roupagens aos maiores sucessos da carreira da cantora brasileira, entre os quais este “Beija Eu” com que vos deixamos por agora.

And So I Watch You From Afar regressam a Portugal
· POR Fernando Gonçalves · 27 Abr 2017 · 00:14 ·


Um regresso que acontecerá já no próximo dia 29 de Outubro com um concerto no Hard Club, Porto, actuação que antecederá a subida destes irlandeses ao palco do Musicbox, Lisboa, no dia seguinte.

And So I Watch You From Afar que estão de volta ao nosso país depois de terem esgotado dois concertos nos idos de 2015 com o seu último álbum Heirs. Os bilhetes para os concertos deste ano têm o preço único de 18 euros. Fiquem com os And So I Watch You From Afar e o álbum Heirs na sua totalidade.

33, a conta que o “Maré De Agosto” fez
· POR Fernando Gonçalves · 27 Abr 2017 · 00:12 ·


Tem a idade de Cristo mas não se esperam crucificações. Falamos da 33ª edição do festival açoriano Maré de Agosto que, este ano, volta a montar arraiais na baía da Praia Formosa, ilha de Santa Maria, entre os dias 18 e 20 de Agosto.

O festival contará com três bandas e um dj set por dia, line-up que já conta com as “confirmações” Bombino; Moullinex, Soweto Soul, La Dame Blanche, La Sra. Tomasa, Cristóvam, Retimbrar e os franceses Les Freres Smith.

O preço dos bilhetes varia entre os 10 (bilhete diário para sócio da organizadora Associação Maré de Agosto; 20 para não sócio) e os 55 (passe geral para não sócio; 25 para sócio). Fiquem com o nigerino Bombino e esta “Azamane Tiliade”.

Momo apresenta álbum
· POR Alexandra João Martins · 26 Abr 2017 · 16:25 ·


O músico brasileiro Marcelo Frota, a.k.a. Momo, vai apresentar o novo álbum "Voá", lançado em Fevereiro passado, em dois concertos únicos no país que adoptou e que o adoptou: Portugal. Este que é o seu quinto disco de originais foi produzido por um outro músico brasileiro bem conhecido do público português, Marcelo Camelo, e contou com a participação do fadista Camané no tema Alfama.

O Porto acolhe o primeiro espectáculo, a 27 de Maio, no Maus Hábitos, e segue-se Lisboa, a 2 de Junho, na Casa Independente.

Ti Amo, chega?
· POR Fernando Gonçalves · 26 Abr 2017 · 15:28 ·


“O amor é uma doença quando nele julgamos ver a nossa cura”. Proféticos ou não, os Ornatos lançaram o mote para uma frase que dá para muita coisa, até, para metermos o anúncio do novo álbum dos Phoenix ao barulho. É verdade, os franceses Phoenix acabam de anunciar o lançamento do seu sexto disco de originais intitulado Ti Amo cuja estreia acontecerá no próximo dia 9 de Junho.

Manifesto contra o escapismo e a negação em tempos conturbados para a mãe França, Ti Amo, é, para além deste mote inicial, descrito pela banda como “um disco colorido” que encontra inspiração “no Verão e nos discos italianos”. Sem single a que nos agarrar, relembramos “1901”.

The Poison Arrows: ante-estreia de No Known Note em streaming integral
· POR Fernando Gonçalves · 26 Abr 2017 · 15:25 ·


Já por aqui tínhamos dado nota do regresso dos norte-americanos The Poison Arrows (Patrick Morris, Adam Reach e Justin Sinkovich) aos álbuns com No Known Note.

A edição deste disco acontecerá no próximo dia 28 deste mês mas a gentileza da banda ultrapassou fronteiras e deu-nos o prazer de apresentar, em ante-estreia, o disco na sua forma total e acabada através de streaming. Sem ensaios e com muito jogo de cintura eis No Known Note

O aniversário do Sabotage está aí à porta
· POR Paulo Cecílio · 26 Abr 2017 · 14:43 ·


A semana vai ser de celebração ali para os lados do Cais do Sodré, em Lisboa. O Sabotage irá comemorar o seu 4º aniversário com uma festa non-stop ao longo de quatro dias, começando amanhã e terminando no domingo.

Por ali passarão nomes como os Capitão Fantasma, Cave Story, Alek Rein, Tav Falco (na foto), Memória de Peixe e Repórter Estrábico, numa programação que se destina a todos os que tenham bem presente o espírito do rock n' roll. Os bilhetes custam 10€ por cada dia e ainda dão direito a uma cerveja. Saibam mais aqui.

Rosemary Baby voltou
· POR Fernando Gonçalves · 24 Abr 2017 · 15:26 ·


“Tocam os sinos na torre da igreja, há rosmaninho e alecrim pelo chão…”, assim cantava o imortal João Villaret. Se o rosmaninho de Villaret estava pelo chão, este, que ocupará as linhas desta notícia, acaba de se levantar.

Falamos de Bruno Rosmaninho e do seu projecto Rosemary Baby que, hoje, faz anunciar, após a estreia discográfica em 2013, o lançamento do novo Timeless. Timeless, manifesto pop sobre a “simplificação das relações humanas” que se estreia com o single “I Can’t Breathe”.

Spoon nos Coliseus
· POR Fernando Gonçalves · 24 Abr 2017 · 15:07 ·


Os indie-rockers Spoon e o seu novíssimo álbum de originais Hot Toughts vão estar por cá no próximo Outono. Os dois concertos em agenda estão marcados para dias 16 e 17 de Novembro e terão lugar, respectivamente, no Coliseu de Lisboa e no Coliseu do Porto. Lançado no passado dia 13 de Março, o disco co-produzido com Dave Fridmann conta com 10 temas de novas sonoridades e mostra uns Spoon a saírem da sua zona de conforto mas sem nunca fugir à identidade que os caracteriza.

Hot Toughts e seus pais que, antes de visitarem os Coliseus, irão actuar no dia 8 de Julho no festival NOS Alive. Em relação a entradas, os bilhetes variam entre os 16 e os 34 euros (Coliseu de Lisboa o preço único de 26 euros). Fiquem com o tema que dá nome ao seu último disco, “Hot Toughts”.

A Victim Of Society numa Freaktown
· POR Fernando Gonçalves · 24 Abr 2017 · 14:36 ·


Uma das bandas mais promissoras e javardas da cena psych-rock grega tem álbum novo. A Victim Of Society, assim se chamam estes gregos, irão lançar o seu segundo álbum de originais de nome Freaktown no próximo dia 16 de Abril via Ear Records, disco que serve de apresentação ao novo e terceiro elemento da banda Pantelis Karasevda(bateria).

A estreia acontece na próxima quarta-feira mas o primeiro single já rola por aí. Chama-se “The Quick and the Dead” e soa assim.

Ninja Kore: novo single traz álbum na manga
· POR Fernando Gonçalves · 24 Abr 2017 · 14:34 ·


Os 6 mascarados que fazem dos universos do drum and bass, dubstep e electro modo de vida estão de volta. Com um álbum novo na calha (sem nome ou data de lançamento confirmados) e um single que acaba de dar sinais de vida e que serve de mote a esta notícia, os portugueses Ninja Kore estão vivos e recomendam-se. 

“Try This” é o single que nos traz aqui e os leva, a eles, até a uma série de concertos que servirão de prelúdio ao lançamento do seu novo trabalho de estúdio, disco que partirá do seu alinhamento primevo entre digital e analógico (instrumentos acústicos e máquinas) e que promove a sua identidade carismática nos domínios do d&b, dubstep e electro. Eis “Try This”.



Próximos espectáculos:
 
Concerto: 28 de Abril - Semana Académica de Castelo Branco
DJ Set : 29 de Abril - Semana Académica Ponta Delgada
DJ Set : 20 de Maio - Semana Académica Seia
Roger Waters: era, mesmo, esta a vida que queria?
· POR Fernando Gonçalves · 24 Abr 2017 · 14:24 ·


A pergunta, por mais filosófica em que assente raízes, não passa de uma leve tradução do novo trabalho de Roger Waters intitulado Is This The Life We Really Wanted que estará disponível a partir de dia 26 de Maio. Vinte e cinco anos passados sobre o seu último trabalho rock, Roger Waters está de regresso.

Se há um quarto de século o mote do álbum Amused To Death (1992) foi um estudo sobre a cultura popular e o impacto da televisão na Guerra do Golfo, este Is This The Life We Really Wanted surge como um comentário inflexível sobre o mundo e os tempos incertos e um sucessor natural de álbuns clássicos dos Pink Floyd como Animals e The Wall. Sem mais delongas, fiquem com o novo single extraído a este novo álbum, “Smell The Roses”.

Um Índio e a sua flecha feita música em estreia absoluta
· POR Fernando Gonçalves · 23 Abr 2017 · 22:55 ·


Um índio de sobrenome Kurtz que, no fundo, são dois. Confusos? Nós não. Ivo e Zé, nomes de português trato e portuense nascimento, não se metem em westerns (para muita pena de John Wayne e Sergio Leone, estejam eles onde estiverem) e não têm por hábito serem expropriados por “pilgrims”. O ofício destes Índio Kurtz é a Música e é dela que se falará nos próximos caracteres.

A dupla acaba de se estrear com o álbum a house, too late, compressão musical de post-tropical heartcore, e dá-nos, agora, a provar deste “cachimbo da paz” num streaming total e absoluto dos dois lados de que se compõe o disco. Sem mais delongas, os Índio Kurtz e este seu, nosso, vosso, a house, too late.



Parceiros