Diron Animal atira e atira-se Alone às feras
· POR Fernando Gonçalves · 20 Jul 2017 · 17:38 ·


O vocalista dos Throes+ The Shine Diron Animal acaba desvelar o primeiro single do seu primeiro trabalho a solo Alone, disco com estreia prevista para o mês de Outubro. O tema chama-se “Don’t Stop” e vai é um exemplo vivo da filosofia impressa àquele que será o seu primeiro trabalho de originais.

Composto de música de raiz africana (cantada em português, inglês e quimbundo) com traços de electrónica, este tema (e todo o álbum por arrasto) desenha através do som o passado árduo do artista pelos guetos de Cazenga (Luanda). Eis “Don’t Stop”.

Uma Jarda chega ao Lounge
· POR Paulo Cecílio · 20 Jul 2017 · 17:36 ·
© André Dinis Carrilho x UWF

Jarda. É este o título do novo EP da dupla MQNQ, formada por Joaquim Albergaria e MMMOOONNNOOO, e que melhor descreverá o som produzido por ambos.

O primeiro single do mesmo, "Monta-Cargas", está já disponível para escuta através do Soundcloud e servirá para abrir o apetite para os concertos que darão hoje, no Lounge (22h, entrada livre), e no sábado, no Milhões de Festa. Para ouvir aí em baixo.

Ministerium sai do Club
· POR Paulo Cecílio · 20 Jul 2017 · 17:29 ·


O Ministerium irá deslocar-se no Terreiro do Paço para a Praia da Princesa, na Costa da Caparica, no sentido de «explorar novos cenários de festa». Para tal, convidaram o francês John Dimas (na foto), um apaixonado por Chicago, pelo acid e pelo toque francês.

Ao cartaz juntam-se João Maria, Mary B e Elless & Benn. A festa, essa, feita aos ritmos electrónicos, acontece no próximo sábado, será de entrada livre e começa pelas 17h.

Laraaji anuncia dois discos novos
· POR Paulo Cecílio · 20 Jul 2017 · 16:43 ·


O nosso professor de ioga favorito acaba de anunciar não um, mas dois discos novos para o próximo mês de Setembro, ambos com o selo All Saints Records. O primeiro, Sun Gong, chega logo no dia 8 e é composto por duas peças drone «que exploram as possibilidades microtonais de um gongo, processadas através de diversos efeitos electrónicos».

Duas semanas depois será a vez de Bring On The Sun, que promete faixas «mais baseadas no formato canção». Ambos surgiram de uma sessão de nove horas com o produtor Carlos Niño, e já é possível escutar um pouco daquilo que aí virá através do Soundcloud.

alt-J abrem 2018 com concerto em Lisboa
· POR Fernando Gonçalves · 20 Jul 2017 · 16:40 ·


Será no dia de Reis do próximo ano que os alt-J irão actuar no MEO Arena (Pavilhão Atlântico). O trio virá a Lisboa, já depois de por lá terem passado no passado dia 6 de Julho para uma actuação no NOS Alive, apresentar o seu novo disco de originais (que já não será tão novo em Janeiro) Relaxer (terceiro da discografia).

Os bilhetes vão dos 39 euros (plateia) até aos 47 euros (balcão 1). Fiquem com os alt-J e o single “Deadcrush”, tema cujo vídeo estreou há quase uma semana.

TRC ZigurFest 2017 ou a forma de tirar a Nossa Senhora dos Remédios do altar
· POR Fernando Gonçalves · 20 Jul 2017 · 16:36 ·


A cosiness do TRC ZigurFest está de volta. A celebrar sete anos de vida, o “comboio” deste festival “de pessoas para pessoas” acaba de deixar a estação rumo à festança e já leva passageiros. Os primeiros a embarcar nesta viagem já são conhecidos e dão pelo nome de Harmonies (Joana Gama, Ricardo Jacinto e Luís Fernandes), Stone Dead e The Rite of Trio. Brevemente se lhe juntarão outros mais que, entre os dias 31 de Agosto e 2 de Setembro, farão a Nossa Senhora dos Remédios descer do altar e dar um ar da sua divina graça algures pelas ruas e vielas de Lamego (os locais dos concertos ainda estão no segredo dos deuses, talvez a santa já os saiba…).

Antes de tudo isto porém, a organização, e á semelhança do ano passado, vão realizar um warm-up no Maus Hábitos, Porto, no dia 28 de Julho. Este evento pré-festival vai levar a palco BlacKoyote, Galo Cant'Às Duas e Baleia Baleia Baleia com o dj-set a ser assegurado pelas MoneyHoney. Fiquem com os Harmonies.

SonicBlast 2017 fechado…outra vez e de vez
· POR Fernando Gonçalves · 20 Jul 2017 · 16:26 ·


The Cosmic Dead e The Great Machine são os últimos nomes a aterrarem no line-up da edição de 2017 do festival minhoto SonicBlast. Apesar de já termos anunciado o fecho do alinhamento, a organização, devido ao cancelamento dos já confirmados Kadavar, viu-se obrigada a procurar alternativas a esta desistência, “por motivos pessoais”, de última hora. Assim, entre 11 e 12 de Agosto, a bela vila de Moledo do Minho vai receber, para além dos nomes já anteriormente confirmados, os escoceses The Cosmic Dead (Krautrock, psych) e o trio The Great Machine que faz do stoner, do heavy psychedelic e do doom modo de vida.

Os bilhetes já se encontram à venda com o seu preço a variar entre os 28 euros (diário) e os 55 euros (passe geral; se comprado até 31 de Julho fica-se pelos 48 euros). Fiquem com os The Cosmic Dead.

“Raríssimo” de Maria Rita Stumpf alvo de reedição
· POR Fernando Gonçalves · 19 Jul 2017 · 00:33 ·


Electrónica dos anos 80 de mãos dadas com batuques africanos, melodias em jeito de mantra dos povos indígenas, passando pelo groove do funk e por synths que dançam entre o rock progressivo e uma atmosfera épica quase new age, assim se assina Brasileira. Concebido por Maria Rita Stumpf (na altura assinava somente Maria Rita) em 1988, este raro álbum foi redescoberto e foi de reedição em vinil pela editora Selva Discos, fruto de uma colaboração entre JD Twitch, editora Optimo e a dupla brasileira de DJs Selvagem (Millos Kaiser e Trepanado).

Entre a variada fauna musical que assenta arraiais em Brasileira conta este telúrico “Cântico brasileiro No3 (Kamaiurá)”.

Phoebe Bridgers estreia-se com Strangers in The Alps
· POR Fernando Gonçalves · 19 Jul 2017 · 00:32 ·


Dez introspectivas músicas, narrativas veladas e emoções à flor da pele num misto de gritos e sussurros a que a “novata” Phoebe Bridgers chamou Strangers In The Alps e ecuja estreia está prevista acontecer a 22 de Setembro.

Deste tomo de sensibilidade em modo LP de estreia acaba de saltar o primeiro single “Motion Sickness”, tema com que vos deixamos por ora.

Bardo Pond e Kohoutek têm a cura
· POR Fernando Gonçalves · 19 Jul 2017 · 00:31 ·


Não vêm tirar o pecado do mundo ou tão pouco ressuscitar “Lazarus” mas trouxeram as vestimentas e os ingredientes necessários a uma cura.

Eles são Bardo Pond e Kohoutek, dois conjuntos onde, respectivamente, o psych rock e o experimentalismo abundam e que juntam esforços num efeito de longa-duração chamado Curanderos, disco colaborativo com estreia marcada para dia 11 de Agosto. Viagem cósmica alimentada a drone, noise, prog e free jazz para ouvir aqui em baixo no Bandcamp. 

Festival para Gente Sentada regressa em Novembro
· POR Fernando Gonçalves · 19 Jul 2017 · 00:30 ·


O festival que mais gente senta em Portugal está de regresso. Nos dias 17 e 18 de Novembro, pelo território de Bracara Augusta, vai desenrolar-se a décima terceira edição do Festival para Gente Sentada, evento que se faz anunciar com as duas primeiras confirmações: Julien Baker e Perfume Genius.

Como habitual, o festival irá acolher alguns dos mais profícuos nomes da cena musical nacional e internacional nas mais emblemáticas salas bracarenses. Quem quiser entrar ainda vai ter que manter o dedo no ar porque os bilhetes ainda estão no forno.

Fiquem com Julien Baker e o tema “Funeral Pyre”, música que dá nome ao seu primeiro álbum pela Matador Records, Funeral Pyre (2017).

Raridades do mundo do noise? Sim, por favor
· POR Paulo Cecílio · 19 Jul 2017 · 00:29 ·


Uma nova compilação da editora londrina Contort Yourself juntou, em vinil, várias raridades outrora editadas em cassete, nos anos 80, do mundo do noise e da música experimental.

O título é, obviamente, 80s Underground Cassette Culture Volume 1, e junta nomes cimeiros como Merzbow (na foto) ou Nocturnal Emissions a artistas mais obscuros. Um mix de 40 minutos de todas as faixas está disponível para escuta através do Soundcloud, estando a compilação disponível para pré-encomenda - será editada a 18 de Setembro. Piquem aqui.

Torres: ora dá cá um e a seguir dá outro e depois…Futuro
· POR Fernando Gonçalves · 19 Jul 2017 · 00:28 ·
© Ashley Connor

Não é um, não são dois, são três os Futuros que Torres nos propõe no seu novo disco de originais. Three Futures é o nome da nova rodela mágica daquele que é conhecida pelos pais e pelo padre que a baptizou de Mackenzie Scott, um álbum (terceiro da sua discografia) que chega aos escaparates no próximo dia 29 de Setembro.

Ode ao uso do corpo como mecanismo gerador de alegria e ao fim dos estados de negação, Three Futures alça a perna, e todos os demais constituintes do corpo humano, à groove através do electro-pop static e gótico industrial embalsamadas em texturas Kraut rock insistentes que, juntos, perseguem um outro Futuro. Fiquem como o, novo, single “Three Futures”.

8 nomes para o cartaz do 14º OUT.FEST
· POR André Gomes · 14 Jul 2017 · 10:52 ·


O OUT.FEST acaba de anunciar os seus primeiros 8 nomes para o cartaz da sua 14ª edição. O Festival Internacional de Música Exploratória do Barreiro decorre entre 4 e 7 de Outubro em vários espaços da cidade. Nomes? Pere Ubu, Os This Heat (rebaptizados This is Not This Heat), Nocturnal Emissions, Simon Crab (do projecto Bourbonese Qualk), Bookworms, Jejuno e Casa Futuro (Pedro Sousa, Gabriel Ferrandini e Johan Berthling).

Mas há mais: um projecto especial que une o músico e produtor portuense Jonathan Uliel Saldanha aos grupos corais TAB (composto por trabalhadores da autarquia do Barreiro) e Be Voice. O passe para o festival já está à venda e custa, por agora, 25 euros. Atirem-se já.

Luciferian Tower: vem aí novo disco dos Godspeed You! Black Emperor
· POR · 13 Jul 2017 · 17:48 ·


Boas notícias. Os Godspeed You! Black Emperor regressam em Setembro com um novíssimo disco chamado Luciferian Towers. Este novo registo é o sucessor de Asunder, Sweet and Other Distress, ediatdo em 2015. O disco tem quatro faixas e 44 minutos e 54 segundo no total.

Como sempre, é de esperar um disco acentuadamente político: invasões, fronteiras, sistema de saúde e todos os cabrões que foderam este mundo. Dizem eles. Ah, o disco não será exportado para Israel. 



01. Undoing a Luciferian Towers
02. Bosses Hang
03. Fam/Famine
04. Anthem For No State

Parceiros