LAmA lança novo disco
· POR André Gomes · 27 Mai 2017 · 16:59 ·
© Vera Marmelo

LAmA, que é como quem diz João Pereira, acaba de mostrar ao mundo um novo disco, mais uma colecção de viagens patrocinadas por um sem fim de teclados. E com uma bela lista de convidados. Podem ouvir os nove temas de Rubato ali em baixo.

Falamos com o próprio João Pereira e perguntamos-lhe o que tem a dizer sobre este novo disco. E é basicamente isto: "na eventualidade de em certos momentos nos encontrarmos sozinhos e termos vontade de tocar, existe sempre a possibilidade de tocarmos com nós próprios. As dificuldades surgem depois de iniciar esse processo, que à partida aparenta ser uma ideia boa pela simplicidade dela própria. Depois de se conseguir vestir outro corpo para redobrar a primeira ideia de forma interessante, o obstáculo é ultrapassado, e é nesse processo que surge o Rubato. Roubando a nós próprios a ideia original reinventando-a um número de vezes suficientes até a tornar numa canção".

Storm & The Sun, ou como o Baltasar do hardcore encontra Blimunda do jazz
· POR Fernando Gonçalves · 26 Mai 2017 · 18:05 ·
© Tomás Pousão

Baltasar é Pedro e veio do hardcore, Blimunda é Sara e tem raízes no jazz. Juntos são Storm & The Sun, alias musical que acaba de dar à luz o seu primeiro single de nome “Breathe Me”, tema que abre o EP de estreia do duo (ainda sem nome).

Este “Memorial do Convento”, adaptado aos nossos contemporâneos dias, pretende inaugurar aquilo a que o duo chama o pop folk blues e virá com mais dois singles para além deste “Breathe Me” que lhes abre a porta do sonho. Como a viagem pelo onírico ainda é gratuita propomos-vos esta através de “Breathe Me” por Baltasar e Blimunda ou Storm & The Sun.

Os The Kills fazem anos e a Rihanna “oferece” a música
· POR Fernando Gonçalves · 26 Mai 2017 · 17:59 ·


Prestes a completarem 15 anos de existência os The Kills decidiram comemorar a efeméride com o lançamento, dia 2 de Junho, de um novo EP.

De seu nome Echo Home-Non-Electric EP, este extended-play traz quatro temas (cinco na versão digital), entre os quais se pode encontrar uma versão da música “Desperado” de Rihanna. Depois de cinco álbuns, muitos concertos, eis os aniversariantes The Kills e “Desperado”. Alinhamento logo depois.

 
EP Físico:
 
A1. Echo Home
A2. Desperado
B1. Wait
B2. That Love
 
EP Digital:
 
1. Echo Home (album version)
2. Echo Home (acoustic)
3. Desperado (acoustic)
4. Wait (acoustic)
5. That Love (acoustic)
Revelada programação do JiGG 2017
· POR Nuno Catarino · 26 Mai 2017 · 17:42 ·
Liquid Trio © Joan Cortès

Entre 5 e 14 de julho o jardim do Goethe Institut, em Lisboa, vai acolher sete concertos de jazz e música improvisada. Com programação de Rui Neves, o festival Jazz im Goethe-Garten (JiGG) apresentará projectos oriundos de sete países europeus. O festival abre com a actuação do grupo português Earnear, trio que junta João Camões (viola), Rodrigo Pinheiro (piano) e Miguel Mira (violoncelo).

Entre a programação do JiGG, destacam-se ainda os espanhóis Liquid Trio (Agustí Fernández, Albert Cirera e Ramon Prats), os italianos Roots Magic e os alemães Rotozaza (Tobias Delius, Nicola L. Hein, Adam Pultz Melbye e Christian Lillinger). Os concertos têm sempre hora marcada para o final da tarde (19h00) e a entrada para cada concerto vale 5€ (3€ com desconto, para estudantes, reformados e alunos do Goethe-Institut). Aqui fica o programa completo.

5 Julho: Earnear
6 Julho: Liquid Trio
7 Julho: Namby Pamby Boy
10 Julho: Oğuz Büyükberber & Tobias Klein
12 Julho: Roots Magic
13 Julho: Weird Beard
14 Julho: Rotozaza
Paal Nilssen-Love a solo na Estrela
· POR Nuno Catarino · 26 Mai 2017 · 17:20 ·
© Øyvind Toft

O baterista Paal Nilssen-Love vai apresentar-se ao vivo na Estrela (Rua Josefa Maria 4B, à Graça, em Lisboa). Para a LXVII edição da Estrela Decadente, que se realiza na próxima quinta-feira, 1 de Junho, o norueguês - The Thing, Atomic, PNL Large Unit, etc. - vai apresentar um rara actuação a solo.

Além do concerto, há dj set com o DJ Xico da Ladra, exposição e apresentação da revista "Decadente" com participação do Gato Mariano. O concerto tem início marcado para as 22h00 e a entrada é livre.

Mark Eitzel visita Portugal em Outubro
· POR Fernando Gonçalves · 26 Mai 2017 · 16:47 ·


O compositor norte-americano Mark Eitzel vai regressar a este rectângulo à beira-mar plantado no próximo mês de Outubro. Eitzel virá carregado com o seu mais recente trabalho de originais Hey Mr Ferryman, álbum que se passeará no Auditório de Espinho (10 euros) no dia 28 e, depois, pela ZDB (ainda sem info sobre preços) em Lisboa no dia 29.

Do alinhamento deste novo Hey Mr Ferryman faz parte o tema “An Answer”, música que o Bodyspace gravou com Eitzel há quase três anos em Guimarães.

Hannah Holland em Portugal
· POR Paulo Cecílio · 26 Mai 2017 · 16:33 ·


A produtora e DJ britânica Hannah Holland passará por Lisboa no próximo dia 8 de Junho, mais concretamente pelo Rive-Rouge, para uma noite que marcará a sua estreia na capital portuguesa.

Holland tem um currículo ligado sobretudo ao house e ao techno, tendo remisturado artistas como DJ Hell e The Knife e editado pela Batty Bass e Crosstown Rebels. A seu lado, nas mesas, estará Violet. Mais informações aqui.

Em oposição a tudo, eis os EX EYE
· POR Paulo Cecílio · 26 Mai 2017 · 16:30 ·


Está erguido um novo altar à violência. Os EX EYE são uma espécie de supergrupo formado pelo saxofonista Colin Stetson, Greg Fox (Liturgy), Shahzad Ismaily (Secret Chiefs 3) e Toby Summerfield (Crush Kill Destroy), cujo álbum de estreia, homónimo, será editado no próximo dia 23 de Junho.

Espere-se: barulho (algum), peso (muito) e uma reviravolta ao metal como já não acontecia desde Blackjazz, dos Shining noruegueses. O disco conterá quatro temas e um deles, "Opposition/Perihelion; The Coil", já pode ser escutado no YouTube. Tenham medo. Tenham muito medo.

Stu Larsen a caminho de Portugal com novo álbum na guitarra
· POR Fernando Gonçalves · 26 Mai 2017 · 16:24 ·


Depois de se ter estreado com Vagabond nos idos de 2014, o cantautor australiano Stu Larsen vai regressar aos álbuns no dia 21 de Junho com Resolute, disco que vai ser possível escutar ao vivo no nosso país nos dias 29 e 31 de Outubro deste ano.

Concebido algures entre uma casa na Escócia, um apartamento em Esoanha ou um bunker do exército na Austrália, Resolute teve, ainda, que ultrapassar uma apendicite do seu criador antes de sair do estúdio de gravação enquanto álbum acabado. Álbum que, como referimos andará por cá em Outubro. Primeiro a 29 no Hard Club (10 euros) e dois dias depois no Teatro Turim em Lisboa (10 euros). Entre os dez temas que constituem o disco encontra-se a ode de amor a um rio neozelandês “By The River”.

Carla Bruni: Depeche Mode com um French Touch
· POR Fernando Gonçalves · 26 Mai 2017 · 16:21 ·


A melhor coisa que a governação de Sarkozy teve está dee regresso aos álbuns com French Touch, 5º registo de originais de Carla Bruni que fará a sua estreia no dia 6 de Outubro e que hoje se dá a conhecer com o single “Enjoy The Silence”, versão sacada ao original dos Depeche Mode.

Minimalista, brincalhão, quente e com um toque familiar, French Touch é um apanhado de versões de músicas pop conhecidas que marcaram de algum modo a vida da cantautora. Sarkozy calou-se, agora é tempo de “Enjoy The Silence” com Carla Bruni.

Waking Life: Acordar para a Vida no Crato
· POR Fernando Gonçalves · 26 Mai 2017 · 16:19 ·


Cooperação, Liberdade e Expressão criativa, mantra que será servido pelo estreante Waking Life, festival que se realizará no Crato entre os dias 17 e 20 de Agosto deste ano e contará na, muita, Música programada (editora Giegling em colaboração com o Waking Life) com nomes como Sebastian Mullaert, Steve O’Sullivan, Stimming ou Fennesz.

Música que se unirá a outros universos de expressão criativa como o Cinema ou as Artes Performativas num espaço onde a Natureza é quem mais ordena na persecução de um Sentir, Ver e Pensar diferentes. Os passes gerais para a edição inaugural do Waking Life custam 95 euros. Line-up do Waking Life aqui. Fiquem com Fennesz e este “Endless Summer”.

Festim 2017: Sete “músicos do mundo” guiam 9ª edição do festival
· POR Fernando Gonçalves · 26 Mai 2017 · 16:16 ·


Yamandu Costa (Brasil), Bombino (Níger), Susana Baca (Peru), Hazmat Modine (EUA), Lura (Cabo Verde), Les Violons Barbares (Mongólia, Bulgária, França) e Kočani Orkestar (Macedónia) são os valentes que entre 22 de Junho e 21 de Julho vão servir, em bandeja de ouro, a Música que se ouvirá em sete concelhos do distrito de Aveiro durante a nona edição do Festim (Festival Intermunicipal de Músicas do Mundo).

Distribuído por Águeda, Albergaria-a-Velha, Sever do Vouga, Ovar, Estarreja, Ílhavo e Oliveira do Bairro, o Festim 2017 englobará 14 concertos repartidos por espaços (fechados) de referência em cada concelho e por recintos ao ar livre. Fiquem com Bombino e esta “Inar”.

14º Serralves em Festa: Lula Pena e OOIOO entre as 50 horas de festa
· POR Fernando Gonçalves · 26 Mai 2017 · 15:33 ·


Já são conhecidos os nomes fortes da programação musical do maior evento de Cultura Contemporânea de Portugal, o Serralves em Festa.

Alargado, este ano, para 50 horas ininterruptas, o certame que se se realiza entre os dias 2 e 4 de Junho (com extensão na Baixa do Porto entre 1 e 3 do mesmo mês) vai acolher como “cabeças-de-cartaz” a divinal Lula Pena, Niño de Elche, Los Pirañas, Terry Riley & Gyan Riley e as japoneses OOIOO. Gratuito e multidisciplinar como sempre, o portuense Serralves em Festa abre as suas portas às 18 horas de sexta-feira (dia 2) para as fechar no final do dia 4. Brevemente deixar-vos-emos com a programação completa no que toca à Música.



Horários disponíveis:
 
2 de Junho
 
Lula Pena, 21 h, Prado
 
3 de Junho
 
Niño de Elche, 00h30, Prado
 
4 de Junho
 
Terry Riley & Gyan Riley, 20h, Clareira das Azinheiras
OOIOO, 21h, Prado
Los Pirañas, 01h30, Prado
Dose tripla no Passos Manuel e ZdB
· POR Paulo Cecílio · 26 Mai 2017 · 15:10 ·


De um lado, os Ducktails, projecto de Matt Mondanile que editou o seu último álbum, St. Catherine, em 2015. Do outro, James Ferraro, impulsionador da vaporwave que trará consigo música nova, Human Story 3. E, finalmente, Typhonian Highlife, que esteve nos Skaters com Ferraro e que editou The World of Shells no ano passado.

Esta dose tripla de concertos chegará hoje ao Passos Manuel, no Porto, a partir das 21h30 (bilhetes a 10€) e atacará depois a Galeria Zé Dos Bois, em Lisboa, pelas 22h (10€). Numa época em que basta chutar uma pedra para sair um festival já não há muitos concertos assim.

Semibreve avança mais nomes
· POR Paulo Cecílio · 26 Mai 2017 · 11:42 ·


O festival dedicado à música electrónica de cariz mais experimental regressa a Braga no final de Outubro. Após as confirmações de Deathprod, Valgeir Sigurðsson, Fis e Kyoka, a organização do Semibreve lançou hoje uma bomba: Wolfgang Voigt (na foto), ou Gas, que virá a Portugal mostrar o que é ser uma lenda do ambient. Mas o festival não se fará apenas de Voigt - confirmados estão também Rabih Beaini, Lawrence English, Laurie Spiegel, Beatriz Ferreyra e os muito nossos Sabre, para um cartaz que francamente promete.

Para esta edição de 2017 está igualmente de regresso o Edigma Semibreve Award, que pretende «premiar e estimular a criação artística digital, dando especial atenção a projectos artísticos que recorram à interactividade, ao som e à imagem, e que conta com a supervisão do engagelab da Universidade do Minho». O Semibreve realiza-se de 27 a 29 de Outubro e os passes já se encontram à venda.

Parceiros