She-Devils e o “belo caos” da estreia
· POR Fernando Gonçalves · 24 Mar 2017 · 18:13 ·
© Sarah Ød

Os She-Devils estão prestes a lançar-se no domínio dos longa-duração com o homónimo She-Devils, disco com estreia dia 19 de Maio que hoje faz a apresentação do novo single “Hey Boy”.

Inspirado por nomes tão diversos como Iggy Pop ou Madonna, She-Devils é apresentado como um “divertido parque de animações sonoras” guiado pela electrónica que pode ser resumido como um “belo caos” tão visual quanto possível. Sem mais delongas, eis “Hey Boy”.

The Happy Mess voltam com “Love is a Strange Thing”
· POR Fernando Gonçalves · 24 Mar 2017 · 18:10 ·
@ Luis Mileu

O terceiro álbum de originais dos The Happy Mess está a caminho (ainda sem nome ou data de lançamento oficiais) e vem com “Love is a Strange Thing”, a ode às particularidades do amor, lá dentro, single que serve de apresentação à novel criação do colectivo.

Produzido por Rui Maia e Fred Ferreira, “Love is a Stange Thing” será apresentado ao vivo, pela primeira vez, no próximo dia 7 de Abril no Musicbox. “Love is a Strange Thing”.

Trêsporcento: um território cada vez menos desconhecido
· POR Fernando Gonçalves · 24 Mar 2017 · 17:57 ·


Depois do lançamento de “Sonho”, single com que os Trêsporcento deram a conhecer o seu novo álbum de originais Território Desconhecido ao mundo (sai dia 7 de Abril), chegou a vez de lhe suceder este “Tempos Modernos”, tema carregado de preocupações sociais, em especial, a exploração de petróleo e gás natural ao largo da costa portuguesa.

Gravado entre Junho de 2016 e Janeiro deste ano com a colaboração de Flak, Território Desconhecido sucede a Quadros (2012) na linha discográfica da banda lisboeta e terá apresentação oficial no próximo dia 20 de Abril no Estúdio Time Out (Mercado da Ribeira). Eis “Tempos Modernos”.

The Avalanches caem sobre o Alive
· POR Fernando Gonçalves · 24 Mar 2017 · 17:01 ·
© Steve Gullick

Mais uma confirmação para a 11ª edição do NOS Alive. Desta feita, são os The Avalanches a serem a notícia. O colectivo australiano é a mais recente confirmação da organização para o dia 8 de Julho, altura em que a banda e o seu novo disco Wildflower (segundo disco da sua discografia editado 16 anos depois do primeiro) partilharão o palco com Fleet Foxes, Cage The Elephant, Spoon, Peaches, Floating Points e Benjamin Booker.

Se bilhetes querem, bilhetes já não há, pelo menos no que toca a diários para dia 8 e passes gerais simples. Para outras modalidades de compra consultem o site do festival. Fiquem com os The Avalanches e esta “Frankie Sinatra” extraída a Wildflower.

Língua Franca ou quando o português é a “moeda” de troca
· POR Fernando Gonçalves · 24 Mar 2017 · 16:55 ·


Língua Franca
 é o projecto que une os portugueses Capicua e Valete e os brasileiros Emicida e Rael num bolo em que o português é a moeda corrente.

Gravado entre Lisboa e São Paulo e produzido por Kassin, Fred Ferreira e Nave, Língua Franca é pacto e declaração de amor pela língua e pelo rap que une os quatro músicos dos dois lados do Atlântico e cujo primeiro single “Ela” tem data de estreia marcada paar dia 31 de Março. Fiquem com uma breve apresentação deste Língua Franca.

A Bloop chegou (finalmente) ao prometido bolo
· POR Fernando Gonçalves · 24 Mar 2017 · 16:43 ·


Depois de andar pelos caminhos de Portugal onde viu tanta coisa linda e um mundo sem igual a editora/produtora/loja/jornal Bloop Recordings chegou ao bolo, que é como quem diz, à sua grande festa de aniversário que se realizará amanhã em três locais distintos (amanhã será divulgada a sua exacta localização no facebook da aniversariante) da capital.

Para ajudar a apagar as velas e comer o bolo, a Bloop convidou XINOBI, Señor Pelota B2B Mr. Blue, Garrine, San Proper (Rush Hour), Magazino, Kaesar, Andrade, Cruz, Ark (Perlon) e os Bloop All Stars para fechar a noite (já em after-party). Fiquem com XINOBI e a sua nova e extraordinária “Far Away Place”. E fiquem com o alinhamento da festa em Lisboa.


ACT 1 - 15h às 19h – Ao ar livre
XINOBI
Señor Pelota B2B Mr. Blue
Garrine
 
ACT 2 - 19h às 24h – Espaço fechado
San Proper (Rush Hour)
Magazino
Kaesar
Andrade
Cruz
 
ACT 3 - 00h às 06h - After Party
Ark (Perlon)
Bloop All Stars
Lux a transbordar de festa
· POR Paulo Cecílio · 24 Mar 2017 · 12:50 ·


Nos dias 6 e 7 de Abril, o Lux vai estar absolutamente on fire. O espaço lisboeta acolherá mais uma noite C.R.E.A.M, a 6 do 4, acolhendo o norte-americano DJ Paypal, peça fundamental do footwork, para uma suada sessão de dança - isto já depois de por ali passarem, inseridos na programação do BoCA Bienal, a artista Cecilia Bengolea e o DJ Nigga Fox e ainda Yves Tumor (na foto), autor de música negra e assombrosa, e vice-versa.

No dia seguinte, preparem-se para mais uma noite Green Ray, desta feita curada por Danilo Plessow, ou Motor City Drum Ensemble, que levará ao Lux nomes como The Mighty Zaf, Marcellus Pittman, Pablo Valentino e Juju & Jorgash. Mais informações no sítio do costume.

Bill Fontana em Portugal
· POR Paulo Cecílio · 24 Mar 2017 · 12:47 ·


Bill Fontana, norte-americano pioneiro da sound art, estará por Portugal nos dias 27 e 28 deste mês para, a convite da Universidade Católica do Porto, captar os sons dessa mesma cidade.

Fontana é o primeiro convidado das CITAR Talks, uma iniciativa promovida pelo Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, da Escola de Artes da UCP, e para além de uma palestra (27/03, 17h30, no campus Foz) fará também um workshop durante estes mesmos dois dias, em vários pontos do Porto. A entrada para este último é limitada a 12 pessoas (inscrições a partir daqui), mas a palestra é livre.

!!!, ou Chk-Chk-Chk, anunciam novo álbum
· POR Paulo Cecílio · 24 Mar 2017 · 12:45 ·


A banda punk-funk, dance-rock ou lá o que lhe queiram chamar, e que é bastante acarinhada pelo editor deste espaço, está prestes a lançar um novo álbum, pondo fim a um loooongo hiato de dois loooongos anos sem música nova.

Os !!! irão editar, a 19 de Maio, Shake The Shudder, o seu sétimo álbum de estúdio e o sucessor de As If, e que é descrito pela banda em press release como «colocando o 'F' em 'Funk'», o que deixa antever qualquer coisa - não sabemos é muito bem o quê. Shake The Shudder terá eição da Warp, doze malhas ao todo e já há single: "The One 2", para ouvir no spot do costume.

Aí está o Jazz em Agosto
· POR Nuno Catarino · 24 Mar 2017 · 10:53 ·

 
O Jazz em Agosto acaba de desvendar a programação e esta 34ª edição do festival, que decorre entre os dias 28 de julho e 6 de agosto, vai apresentar um total de 14 concertos. São vários os destaques da programação do festival da Gulbenkian: o projecto Sélébéyone de Steve Lehman (fusão jazz/hip-hop, na foto), o trio Sun of Goldfinger (David Torn, Tim Berne e Ches Smith), o regresso de Peter Brötzmann (duo com Heather Leigh), o super-grupo Human Feel (Chris Speed, Kurt Rosenwinkel, Jim Black e Andrew D’Angelo) e o quarteto High Risk de Dave Douglas.  

A representação  nacional estará por  conta de Susana Santos Silva ( com o quinteto Life and Other Transient Storms ), EITR (duo de Pedro Sousa e Pedro Lopes) e Sudo Quartet (quarteto internacional que conta com Carlos Zíngaro). Aqui fica o programa completo.
 


28 Julho, 21h30: Steve Lehman - Sélébéyone
29 Julho, 18h30: Steve Lehman (solo)
29 Julho, 21h30: David Torn - Sun of Goldfinger
30 Julho, 18h30: Julien Desprez - Acapulco Redux
30 Julho, 21h30: Coax Orchestra
31 Julho, 21h30: Peter Brötzmann & Heather Leigh
1 Agosto, 21h30: Susana Santos Silva - Life and Other Transient Storms
2 Agosto, 21h30: Sudo Quartet
3 Agosto, 21h30: Starlite Motel
4 Agosto, 18h30: Pascal Niggenkemper
4 Agosto, 21h30: Larry Ochs - The Fictive Five
5 Agosto, 18h30: Pedro Sousa & Pedro Lopes - EITR
5 Agosto, 21h30: Human Feel
6 Agosto, 21h30: Dave Douglas High Risk
Mário Lúcio Funanight long
· POR Fernando Gonçalves · 23 Mar 2017 · 22:15 ·


Gravado entre as Américas e a África, Funanight é o novo disco do cabo-verdiano Mário Lúcio, álbum composto por 16 temas onde o músico presta homenagem ao funaná, género originário de Santiago e património musical nacional, e aos seus grandes mestres.

"Este disco é a minha memória do Funaná, o meu percurso, desde a minha infância no Tarrafal, até ao bairro de Achada Mato, onde hoje moro, um autêntico laboratório dessa música”, explica o músico em declarações prestadas ao jornal cabo-verdiano Expresso das Ilhas.

Deste livro de memórias formato homenagem já é possível ouvir o lead single “Tema Di Minis Funaná”, tema com que vos deixamos por agora.

Quest + Orquestra ao vivo em dose dupla
· POR Nuno Catarino · 23 Mar 2017 · 22:13 ·


O projecto Quest, de Joana Gama (piano) e Luís Fernandes (electrónica), vai apresentar-se ao vivo com a Orquestra de Guimarães.

O espectáculo At the still point of the turning world será apresentado ao vivo no Centro Cultural Vila Flor, Guimarães, no dia 7 de abril, no âmbito do Westway Lab Festival 2017; e no dia seguinte, 8 de abril, Quest e Orquestra de Guimarães actuam no Teatro Maria Matos, em Lisboa (bilhetes de 5€ a 12€).

A arte do duo em Angra do Heroísmo
· POR Nuno Catarino · 23 Mar 2017 · 22:12 ·
Rodrigo Sousa

Assinalando o Dia Internacional do Jazz, nos dias 29 e 30 de Abril realiza-se um ciclo de concertos denominado "A Arte do Duo" em Angra do Heroísmo. A actuar nos dois dias estará o pianista João Paulo Esteves da Silva, que irá actuar em duo com outros músicos. No dia 29 há conversa com António Curvelo (21h30), seguindo-se concerto da dupla João Paulo (na foto) e Zé Eduardo (22h45).

No dia 20 há duas actuações: João Paulo & Ricardo Toscano (21h30); e João Paulo & Afonso Pais (22h45). O ciclo é organizado pela Associação Cultural Angrajazz e terá lugar no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo.

A Metamorfose de JP Simões ao vivo e a cores no Porto
· POR Fernando Gonçalves · 23 Mar 2017 · 22:10 ·


Não tão dolorosa como a de Kafka mas igualmente transformadora, a metamorfose de JP Simões acabou em Bloom e Bloom deu-nos Tremble Like a Flower, álbum de estreia da nova existência de João Paulo Nunes Simões.

Ontologias à parte, e já depois de ter apresentado o disco em Lisboa, Vila Real, Espinho e Santa Maria (Açores), Bloom está prestes a mostrar este renascimento, pela primeira vez, na cidade Invicta. O concerto terá lugar no Plano B a 25 de Março, pelas 23 horas, com os bilhetes a custarem 8 euros (bilhete+CD passa a 15 euros). Eis Bloom e o tema que dá nome ao disco “Tremble Like a Flower”.

Noiserv cabe todo numa pen
· POR Fernando Gonçalves · 23 Mar 2017 · 14:44 ·


Doze anos de concertos, muita estrada e álbuns que passam a caber dentro de uma pen a que Noiserv chamou Flight Case. “Que tudo continue como se estivesse sempre a começar, porque a vida é acima de tudo, para ser bonita e apaixonada!”, explica o músico no âmbito deste lançamento.

Lançamento que vem com uma oferta acoplada: até á meia-noite de dia 24 o músico oferece toda a discografia em mp3 na compra de cada Flight Case (depois desse dia a oferta será de um disco à escolha). Para mais info podem consultar este link. Fiquem com Noiserv e esta “Vinte e Três”.

Parceiros