Der Gelbe Klang #6
Museu do Chiado, Lisboa
07 Jun 2006
A sexta sessão do ciclo “Der Gelbe Klang (O Som Amarelo)” recebeu a denominação “Contraposições” e agregou um quinteto de cordas. Foi uma ocasião rara para assistir ao encontro entre dois dos maiores improvisadores portugueses contemporâneos, ambos violinistas: Carlos Zíngaro e Ernesto Rodrigues. A estes dois, juntou-se um trio multinacional: Noid (violoncelo, austríaco), Ulrich Mitzlaff (violoncelo, alemão) e Miguel Leiria Pereira (contrabaixo, português).

Ao contrário do que aconteceu nas anteriores, esta sessão foi completamente acústica - e também despida de complementos (vídeo/multimédia) - concentrando a atenção toda na composição sonora. Os músicos participantes neste quinteto, formado propositadamente para a ocasião, não deixaram os créditos por mãos alheias, forjando uma sessão de improvisação de nível superior. Começando por utilizar uma panóplia de métodos e recursos recrutados à livre improvisação, a música seguiu por formas surpreendentemente harmonizadas.

Com os maiores pontos de interesse situados entre a viola de Ernesto e o violino de Zíngaro, a dupla de violoncelos (Mitzlaff/Noid) expandiu as camadas sonoras, respeitando as ideias dos colegas mas introduzindo elementos próprios. O contrabaixo acabou por ser, até pela própria natureza, o menos interventivo, actuando na sombra em nome da conciliação colectiva. Trabalhando quase sempre com arco, os cinco elementos do quinteto foram desenvolvendo as suas ideias assentes numa lógica colectiva.

Como se guiados por uma estrutura invisível, os músicos seguiram pelas variações e picos, alcançando um intenso grau de musicalidade exclusiva. Com uma manifesta consciência histórica, o quinteto “Contraposições” foi recolhendo inspirações de épocas e estilos diversos, elaborando elevados níveis de melodia em organização instantânea. Das várias sessões promovidas por este ciclo da associação Granular esta terá sido, sem grandes dúvidas, a mais compensadora.
· 07 Jun 2006 · 08:00 ·
Nuno Catarino
nunocatarino@gmail.com

Parceiros