Mac DeMarco
Musicbox
4- Dez 2014
Consta que, assim que o nome de Mac DeMarco foi anunciado de surpresa, houve quem de imediato se pusesse à porta do Musicbox na esperança de conseguir entrar para ver ao vivo um dos mais populares autores de canções da década. Não surpreendeu, por isso, passar pelo Cais do Sodré pouco antes das 21h30 e encontrar uma fila enorme de jovens e mais jovens esperando que os seguranças do espaço lisboeta lhes concedessem uma benesse. Alguns tiveram sorte; outros tiveram que afogar as mágoas em casa.

 © Rita Sousa Vieira

Falando do concerto propriamente dito, anunciado em jeito de guerrilla gig, e que se seguiu a um DJ set do homem por detrás do blog Awesome Tapes From Africa e de um espectáculo dos Fumaça Preta, Mac DeMarco apresentou-se em Lisboa sem a sua banda: apenas ele, a sua guitarra, as suas canções, e um público ferrenho que sabia de cor e salteado todas as melodias, todas as letras. O ambiente era de festa - o Musicbox celebrava o seu oitavo aniversário - mas depressa a sala deixou por momentos a farra para se embrenhar na aura intimista que por ali se gerou.

 © Rita Sousa Vieira

Intimismo esse que começou com "Cooking Up Something Good", do anterior 2, canalha e trintões berrando a boa voz antes de chegarmos a Salad Days e ao seu tema-título. Não podemos dizer, contudo, que DeMarco conquistou a plateia; esta há muito que estava conquistada, e perdoou-lhe certamente alguns desafinos tanto na voz como na guitarra. "Let Her Go" e "Let My Baby Stay", títulos paradoxais, fariam as delícias de uma sala cheia, antes do concerto findar com um longo crowdsurf por parte de DeMarco e enorme momento de cantoria em conjunto. Nem um grupo de escuteiros a entoar "Kumbaya" faria melhor. Bonito.

 © Rita Sousa Vieira
· 07 Dez 2014 · 19:01 ·
Paulo Cecílio
pauloandrececilio@gmail.com

Parceiros