bodyspace.net


Bob Dylan Bob Dylan In Concert - Brandeis University, 1963

2010
Columbia / Legacy / Sony


Nos últimos anos, a quantidade de material relacionado com Bob Dylan (sejam bootlegs, gravações raras ou inéditas) tem sido mais do que muito. Os fãs rejubilam a cada vez que são publicadas notícias de novos lançamentos, os desconfiados torcem o nariz. Têm ambos razão. Mas de quando em vez, um desses lançamentos, mesmo não oferecendo nenhuma pista para conhecer melhor a obra, ajudam a situar melhor o artista no tempo e na acção. E, quando se trata de discos ao vivo, valorizam o concerto enquanto performance irrepetível.

Bob Dylan In Concert: Brandeis University, 1963, como o próprio nome indica, inclui a gravação nunca antes disponível de uma gravação de um concerto no Brandeis University Folk Festival no dia 10 de Maio do referido ano. diz a história que a gravação foi encontrada nos arquivos do crítico e fundador da Rolling Stone Ralph J. Gleason, onde ficou a ganhar pó durante mais de quarenta anos.

Gravado dias antes do lançamento do segundo disco de Bob Dylan, o seminal The Freewheelin' Bob Dylan, Bob Dylan In Concert: Brandeis University, 1963 mostra um Bob Dylan em topo de forma e em dia de especial bom humor. E, mais importante, mostra interpretações especialmente inspiradas de “Ballads of War” e “Bob Dylan’s Dream”. Apetece dizer que há certas coisas que valem a pena sair do baú.


André Gomes
andregomes@bodyspace.net
09/01/2012